Oitavas da Libertadores: Del Valle bate Pumas com show de José Angulo

O jogador sensação do time que é a maior surpresa da Libertadores voltou a fazer das suas na competição. O atacante José Angulo, recém-convocado pelo Equador para a Copa América, marcou os dois gols do Independiente del Valle na vitória por 2 a 1 sobre o Pumas, nesta terça-feira, no Estádio Atahualpa, em Quito. Com o resultado, o Del Valle avançará às semifinais com um empate no México. O gol do Pumas - que avançará com uma vitória por 1 a 0 - foi de Fidel Martínez.

José "Tin"Angulo só faltou fazer chover. Apareceu em todos os ataques do Del Valle, chutou uma bola perigosa de fora da área no início, tentou bicicleta, fez um gol bem anulado pela arbitragem e, enfim, abriu o placar aos 42, quando recebeu lançamento de Sornoza, tirou a marcação de Verón numa matada de peito e chutou mascado para fazer 1 a 0. Na etapa final, o camisa 19 ampliou numa cabeçada e quase marcou o terceiro, ao finalizar na trave direita do goleiro Palácios.

Caso elimine o Pumas, o Del Valle seguirá a sua caminhada fantástica. O time eliminou o Guaraní do Paraguai (semifinalista da Liberta-2015) na primeira fase, tirou o Colo Colo na fase de grupos e derrubou o atual campeão River Plate nas oitavas, sempre mostrando futebol muito técnico e conseguindo excelentes resultados como mandante. Afinal, nos cinco jogos no Equador, venceu quatro (incluindo o Atlético Mineiro) e empatou um.

Além de fazer bonito em campo, o Del Valle deu um show de marketing fora. Ciente de que o time que há sete anos nem sequer figurava na elite equatoriana não conta com grande torcida e estava obrigado a jogar no Atahualpa, em Quito (seu campo, em Sangolquí não foi liberado pela Conmebol para jogos a partir das oitavas), a diretoria definiu o seguinte: a arrecadação seria revertida para as vítimas do terremoto que assolou o país em abril. O resultado foi casa cheia.

O JOGO

A partida foi ótima. O Del Valle foi melhor no primeiro tempo, envolvendo o Pumas no toque de bola e, além do gol e das jogadas de José Angulo, quase ampliou com Mina em duas oportunidades. O zagueiro não marcou porque furou nos dois lances. Só que o Pumas, em contra-ataques, mandou muito bem e quase marcou em três oportunidades: Fuentes de cabeça, Sosa num chute de fora da área e Matías Britos chutando para fora quase da pequena área e com Azcona batido.

No segundo tempo, o Pumas falhou na marcação em vários lances. Foi assim que Angulo fez 2 a 0 e depois quase marcou o terceiro. E também vacilou quando o meia Sornoza entrou livre e chutou para grande defesa de Palácios.

Felizmente para o Pumas, a entrada de Fidel Martínez no lugar de Herrera aos 13 minutos mudou a cara do Pumas, que começou a ter uma referência na área e conseguiu o seu gol aos 27. Após cruzamento da direita, Britos cabeceou na trave e, na sobra, Fidel Martínez chutou para fazer 2 a 1.

O jogo ficou aberto. E se o Pumas quase empatou mais uma vez com Fidel Martinez e rondou a área equatoriana até o fim, o Del Valle não abdicou de atacar. Prova disso é que terminou o jogo com 18 finalizações.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos