Topo

Atlético Nacional e São Paulo fazem semifinal de times goleadores e que são muito fortes em casa

20/05/2016 13h01

Os duelos entre São Paulo e Atlético Nacional nas semifinais da Copa Libertadores prometem. Os times, que se encontrarão apenas depois da Copa América Centenário - o primeiro jogo será no Morumbi e a volta no Atanasio Girardot, em Medellín - , chegarão para o embate com bons números. O Tricolor, por exemplo, tem o melhor ataque da competição, com 20 gols (fez duas partidas a mais por ter disputado a fase que antecedeu os grupos), um a mais que o adversário. O time alviverde, porém, é o que tem a melhor campanha da competição, acumulado sete vitórias em dez jogos e tendo perdido apenas uma vez.

O São Paulo suou na fase de grupos, começou perdendo para o The Strongest, em casa, e só conseguiu a classificação na rodada final, com um empate heroico exatamente contra os bolivianos, na altitude de La Paz. O roteiro do Atlético Nacional foi oposto. A equipe foi a melhor dessa etapa e não sofreu nenhum gol nos seis jogos no Grupo 4 e não pontuou apenas na rodada final - 0 a 0 com o Huracán. Nos mata-matas, o time paulista venceu em casa Toluca e Atlético-MG e classificou-se mesmo perdendo fora para os dois, valendo-se do saldo, no primeiro caso, e do gol fora, no segundo. Os colombianos também fizeram os resultados em casa, porém na volta, já que sempre tiveram a vantagem de decidir em seus domínios. Contra o Rosário, a classificação veio com gol nos acréscimos.

O poder de fogo do São Paulo deve-se, em boa medida, ao argentino Calleri, que lidera a relação de artilheiros ao lado de compatriota Marco Rubén, do Rosário Central, com oito gols (40% do total). O time colombiano é mais "coletivista". Quatro atletas marcaram três vezes: Guerra, Copete, Marlos Moreno e Berrío.

Os oponentes tiveram como técnico em tempos recentes Juan Carlos Osorio. O colombiano, inclusive, dirigiu o time do seu país nos dois choques entre as equipes pela Copa Sul-Americana, nas quartas de 2013 e nas semifinais de 2014 (veja mais abaixo).

NÚMEROS DO SÃO PAULO NA ATUAL LIBERTADORES

Jogos: 12

Vitórias: 5

Empates: 4

Derrotas: 3

Gols pró: 20

Gols contra: 11

Artilheiro: Calleri (8 gols - principal goleador ao lado de Marco Rubén, do Rosário Central)

Ponto negativo: Nenhuma vitória fora de casa e equipe que mais levou cartões amarelos (35)

Ponto positivo: Venceu os últimos quatro jogos que fez em casa e tem o melhor ataque da competição

NÚMEROS DO ATLÉTICO NACIONAL NA ATUAL LIBERTADORES

Jogos: 10

Vitórias: 7

Empates: 2

Derrotas: 1

Gols pró: 19

Gols contra: 4

Artilheiros: Guerra, Copete, Marlos Moreno e Berrío (três gols cada)

Ponto negativo: Depois de não tomar gol nenhum na primeira fase, foi vazado nos últimos três jogos (levou dois gols do Huracán e outros dois do Rosário)

Ponto positivo: Melhor aproveitamento da competição, com sete vitórias em dez jogos. Só não venceu um dos cinco duelos que fez em casa.

NA HISTÓRIA

São Paulo e Atlético Nacional se enfrentaram seis vezes na última década. Na Libertadores, as equipes compuseram o mesmo grupo, com triunfo tricolor por 1 a 0 no Morumbi e empate por 1 a 1 em Medellín.

Na Copa Sul-Americana, as equipes tiveram dois encontros recentes, em abos o time colombiano tinha Juan Carlos Osorio no banco. O primeiro foi em 2013, quando o Tricolor levou a melhor nas quartas ao vencer por 3 a 2 no Morumbi e empatar por 0 a 0 fora.

Em 2014, o Atlético Nacional deu o troco, agora nas semifinais. No primeiro jogo, na Colômbia, os donos da casa venceram por 1 a 0. O São Paulo deu o troco na mesma moeda no Morumbi, porém caiu nos pênaltis.