Topo

'Vaz tudo'! Rafael Vaz evolui no Vasco e se consolida pela versatilidade

20/05/2016 08h00

De origem, é zagueiro. Mas Rafael Vaz, a cada jogo que passa, se firma como um "faz tudo" com a camisa do Vasco. A garra para que o time não saia de campo derrotado já conquistou a torcida em 2016, seja como defensor mesmo ou até como atacante, fazendo gols decisivos, como o do título do Carioca e o da classificação à terceira fase da Copa do Brasil.

No Vasco desde 2013, Rafael Vaz sempre mostrou o seu poder de fogo, apesar de ser preterido como titular em sua posição de origem (atualmente, Luan e Rodrigo ocupam a zaga). Mesmo com isso, a versatilidade impressiona, com dez gols feitos em 47 jogos, garantindo o terceiro lugar no ranking de zagueiros-artilheiros no Vasco no século XXI.

Este estilo de Rafael Vaz deixa Jorginho contente. Além dos quatro gols feitos neste ano mesmo sendo zagueiro, ele acertou nove finalizações em 11 jogos disputados. O treinador valorizou os bons desempenhos de Vaz em todos os setores do campo quando se faz necessário.

- O Rafael Vaz se destaca na qualidade técnica. É um dos melhores de nossa equipe. Finalizador nato. Por ele ser um zagueiro, tem a percepção, ficando na frente. Isso é fruto do trabalho e saber do potencial dos nomes que estão no elenco - afirmou.

Mesmo com os números na defesa e no ataque sendo favoráveis, Rafael Vaz prega humildade ao comentar sobre o fato de em campo ser versátil para ajudar o Vasco. O zagueiro rechaçou o status de atacante, se preocupando apenas em marcar.

- Atacante? Negativo. Eu sou zagueiro, tenho nem que falar de ataque, preciso me preocupar em marcar. Hoje foi um dia atípico. O Thalles esta aí e vai corresponder logo mais com gols - comentou o zagueiro.

Rafael Vaz tem contrato com o Vasco até o dia 6 de junho. O clube já resolveu que vai oferecer ao zagueiro a prorrogação do vínculo, mas com baixo reajuste salarial. Isto carrega uma expectativa de prejudicar o novo acordo pelo fato da cúpula de São Januário não ter boa relação com Reinaldo Pitta, empresário de Vaz. Do lado de fora, os torcedores do Vasco querem que este problema seja logo solucionado para que ele siga ajudando a equipe.

VAZ DECISIVO EM 2016

Maior rival

Rafael Vaz, em 14 de fevereiro deste ano, foi decisivo para a vitória do Vasco sobre seu maior rival, o Flamengo, pelo Campeonato Carioca. Foi do zagueiro o gol que manteve a sequência vascaína sem perder do Rubro-Negro.

Copa do Brasil I

No último dia 27 de abril, Rafael Vaz foi o autor do segundo gol do Vasco diante do Remo, em São Januário, que selou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

É campeão!

Na segunda partida final do Campeonato Carioca, diante do Botafogo, no último dia 8, Rafael Vaz foi o responsável por fazer o gol de empate do Vasco. O lance deu o título Estadual de forma invicta para o clube de São Januário.

Copa do Brasil II

Diante do CRB, na última quarta-feira, Rafael Vaz entrou nos minutos finais em campo no lugar de Thalles e surpreendeu novamente. Aos 47 minutos, fez o gol de empate do Vasco, que garantiu a vaga à terceira fase da Copa do Brasil.

OPINIÃO DA REDAÇÃO

"Rafael Vaz vive uma fase ímpar, o Vasco precisa aproveitar isso"

Igor Siqueira - Repórter do LANCE!

"Tem valor, mas pé muito irregular. Melhor no ataque do que na defesa"

Felippe Rocha - Repórter do LANCE!

"O momento é bom, então vale a pena apostar na continuidade"

Thiago Correia - Editor do LANCE!

"Tem o seu valor, e o Vasco deve buscar renovar o seu contrato"

Aigor Ojêda - Editor do LANCE!