Topo

Federação pensa em doar troféu da FA Cup à cidade de Liverpool

22/05/2016 17h10

Depois de as vítimas da tragédia de Hillsborough serem consideradas vítimas do desastre de 1989, que matou 96 pessoas em Sheffield, a Federação Inglesa (FA) está pensando em uma forma de fazer uma homenagem a eles. De acordo com o "Daily Mail", a entidade estuda a possibilidade de entregar a taça da tradicional Copa da Inglaterra - competição mais antiga do mundo do futebol - à cidade de Liverpool.

A tragédia aconteceu justamente em um jogo da FA Cup entre Liverpool e Nottingham Forest, na semifinal daquela edição. Houve superlotação e 96 pessoas foram pisoteadas e acabaram morrendo, além de centenas de feridos. Na época, a investigação determinou que a causa do incidente foi o "vandalismo dos torcedores alcoolizados".

Durante anos, as famílias das vítimas lutaram por justiça, e neste ano, enfim, foi reconhecido que existiu um erro policial em Hillsborough, que abriu mais portões do estádio, deixando entrar muito mais gente do que o estádio comportava.

De acordo com o "Daily Mail", Greg Dyke, presidente da FA, entrou em contato com as famílias das vítimas de Hillsborough para falar sobre a ideia. A intenção é oferecer o troféu como uma forma de tributo aos 96.