Topo

Divulgados os grupos do torneio olímpico de vôlei feminino

23/05/2016 13h59

Os grupos do vôlei feminino dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foram divulgados nesta segunda-feira, pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Na busca pelo tricampeonato, as brasileiras estão no Grupo A e vão enfrentar na primeira fase Rússia, Japão, Coreia do Sul, Argentina e Camarões. O Grupo B tem Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Holanda e Porto Rico. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para a fase eliminatória.

Após o término dos dois últimos torneios de classificação para os Jogos - Itália, Holanda, Japão e Coreia do Sul conquistaram vagas no Pré-Olímpico do Japão e Porto Rico venceu um qualificatório em casa -, o sorteio dos grupos foi feito de acordo com a posição das seleções no ranking da FIVB. Por ser o anfitrião, o Brasil foi automaticamente colocado no Grupo A.

Antes dos Jogos, o Grand Prix, que vai ser disputado entre 10 de junho e 10 de julho, vai marcar o encontro de algumas das seleções classificadas para as Olimpíadas. As brasileiras vão enfrentar russas e japonesas. Argentina e Camarões vão disputar o torneio olímpico de vôlei feminino pela primeira vez.