Troféu Shine de Atletismo premia 10 jovens com viagem a Doha

Apenas 31 centésimos de segundo separaram Gabriel Oliveira Constantino, 21 anos, da sonhada vaga nos Jogos Olímpicos Rio2016. Grande destaque no Troféu Shine, campeonato realizado neste domingo (22/5) pelo Comitê Olímpico do Qatar (QOC) em parceria com a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro e o projeto social Futuro Olímpico.

Cerca de 200 atletas participaram das 24 provas, disputadas das 08h às 17h na Base Aérea da Aeronáutica, em Campo dos Afonsos. Dentre eles, Gabriel e outros nove corredores foram premiados com uma viagem para treinar por uma semana no Complexo Aspire Academy, na cidade de Doha, capital do Qatar.

O evento integra o projeto de legado do QOC, que também presenteou o projeto Futuro Olímpico, fundado pelo medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, com uniformes e materiais de treinamento. O objetivo é dar a oportunidade a jovens atletas brasileiros de treinar nas instalações da Aspire Academy for Sporting Excellence, assim proporcionar um intercâmbio cultural e esportivo na vida desses jovens.

Participaram do evento a Sheikha Asma Al Thani, diretora de Marketing e Comunicação do Comitê Olímpico do Qatar, o Secretário-Geral da Federação de Atletismo do Qatar, Mohammed Al Kuwari e o diretor de esportes da Aspire Academy, Dr. Hazem Anabtawi. Terezinha Guilhermina, velocista cega mais rápida do mundo, e o medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, que criou o projeto social Futuro Olímpico, também estavam presentes e participaram da premiação dos atletas.

- O Comitê Olímpico do Qatar acredita no poder do esporte para mudar a vida dos jovens. Este será um importante legado tanto para o Brasil como o Qatar. Nosso objetivo é que o projeto dê apoio para os selecionados se tornarem os próximos heróis olímpicos do Brasil. Estamos ansiosos para ver o desenvolvimento da carreira deles - afirmou a Sheikha Asma.

Para Gabriel, que ainda competirá em outras provas, como o Troféu Brasil, para conseguir a tão sonhada classificação para as Olimpíadas, o evento foi um grande incentivo para os atletas do Rio de Janeiro. Segundo ele, competições assim estimulam a ele e as crianças que estão começando agora. Sobre a viagem, Gabriel diz "estar muito feliz", e destaca que incentivos como esse são bastante motivadores, tanto para os treinos quanto para as próximas competições.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos