Topo

Troféu Shine de Atletismo premia 10 jovens com viagem a Doha

23/05/2016 16h37

Apenas 31 centésimos de segundo separaram Gabriel Oliveira Constantino, 21 anos, da sonhada vaga nos Jogos Olímpicos Rio2016. Grande destaque no Troféu Shine, campeonato realizado neste domingo (22/5) pelo Comitê Olímpico do Qatar (QOC) em parceria com a Federação de Atletismo do Rio de Janeiro e o projeto social Futuro Olímpico.

Cerca de 200 atletas participaram das 24 provas, disputadas das 08h às 17h na Base Aérea da Aeronáutica, em Campo dos Afonsos. Dentre eles, Gabriel e outros nove corredores foram premiados com uma viagem para treinar por uma semana no Complexo Aspire Academy, na cidade de Doha, capital do Qatar.

O evento integra o projeto de legado do QOC, que também presenteou o projeto Futuro Olímpico, fundado pelo medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, com uniformes e materiais de treinamento. O objetivo é dar a oportunidade a jovens atletas brasileiros de treinar nas instalações da Aspire Academy for Sporting Excellence, assim proporcionar um intercâmbio cultural e esportivo na vida desses jovens.

Participaram do evento a Sheikha Asma Al Thani, diretora de Marketing e Comunicação do Comitê Olímpico do Qatar, o Secretário-Geral da Federação de Atletismo do Qatar, Mohammed Al Kuwari e o diretor de esportes da Aspire Academy, Dr. Hazem Anabtawi. Terezinha Guilhermina, velocista cega mais rápida do mundo, e o medalhista olímpico Arnaldo Oliveira, que criou o projeto social Futuro Olímpico, também estavam presentes e participaram da premiação dos atletas.

- O Comitê Olímpico do Qatar acredita no poder do esporte para mudar a vida dos jovens. Este será um importante legado tanto para o Brasil como o Qatar. Nosso objetivo é que o projeto dê apoio para os selecionados se tornarem os próximos heróis olímpicos do Brasil. Estamos ansiosos para ver o desenvolvimento da carreira deles - afirmou a Sheikha Asma.

Para Gabriel, que ainda competirá em outras provas, como o Troféu Brasil, para conseguir a tão sonhada classificação para as Olimpíadas, o evento foi um grande incentivo para os atletas do Rio de Janeiro. Segundo ele, competições assim estimulam a ele e as crianças que estão começando agora. Sobre a viagem, Gabriel diz "estar muito feliz", e destaca que incentivos como esse são bastante motivadores, tanto para os treinos quanto para as próximas competições.