Topo

Reforço 'como Tite gosta', Camacho foi lançado no futebol por Cuca

Camacho foi revelado pelo Flamengo em 2009, sob o comando do palmeirense Cuca - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Camacho foi revelado pelo Flamengo em 2009, sob o comando do palmeirense Cuca Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

24/05/2016 09h00

Eleito pela Federação Paulista de Futebol como um dos melhores meias da última edição do Campeonato Paulista, Camacho deixou o Osasco Audax e assinou contrato com o Corinthians nesta segunda-feira, com validade até 31 de julho de 2019. O jogador de 26 anos chega ao clube sem custos, já que seu contrato com o time de Fernando Diniz acabou na semana passada, e teve o nome aprovado por três razões específicas.

Além de não ter demandado nenhum investimento por parte da diretoria alvinegra, Camacho chamou atenção do Corinthians por outros dois elementos. O primeiro é que ele foi revelado nas categorias de base do Flamengo, clube referência em formação de jogadores - inclusive Renato Augusto, campeão brasileiro pelo próprio Corinthians no ano passado. O outro é o fato de que o jogador tem características que agradam Tite: joga em mais de um setor, tem boa mobilidade, ataca, defende e fornece "superioridade numérica". Reforço como Tite gosta.

"Como profissional joguei a maioria das vezes como volante, sou segundo volante. No Audax é diferente, eu ficava livre, às vezes como primeiro, mas estou à disposição para todos os setores aqui no Corinthians. Então pode ser que jogue de primeiro ou terceiro homem. Isso aí é treino, e quando entrosar com o time, o Tite vai saber como utilizar", disse o jogador, 12º reforço do Corinthians para 2016, durante sua apresentação.

Revelado no Flamengo, Camacho estreou como profissional em julho de 2009, ano do título rubro-negro no Campeonato Brasileiro, quando o meia participou de 13 jogos. O treinador responsável por lançar o garoto no Fla foi Cuca, que agora será rival no comando do Palmeiras.

Curiosamente, Camacho reencontra um ex-companheiro no Timão: o volante Willians, então titular do Flamengo, hoje reserva corintiano. Para aumentar a escalação de curiosidades, o meio-campista foi acionado pela primeira vez justamente em uma partida contra o Palmeiras, no Maracanã, com vitória dos paulistas por 2 a 1.

Depois do Flamengo, Camacho defendeu Paraná, Goiás, Bahia, Audax Rio, Guaratinguetá e Botafogo, além de ter disputado as três últimas edições do Paulistão sob o comando de Fernando Diniz no Osasco Audax.