Vôlei de Praia: Brasileiros avançam à fase de grupos no Circuito Mundial

O Brasil terá oito duplas na fase de grupos do Grand Slam de Moscou, etapa do Circuito Mundial 2016. Ricardo/André Stein (BA/ES), estreando a parceria, e Duda/Elize Maia (SE/ES) venceram seus jogos pelo qualificatório nesta testa terça-feira e entraram na disputa por medalhas. As quatro duplas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio também estão na disputa.

Duda e Elize Maia precisaram entrar em quadra apenas uma vez para garantirem a vaga à fase de grupos. Bem ranqueadas, as brasileiras passaram da primeira rodada por bye. Na sequência, superaram as tailandesas Numwong/Hongpak por 2 sets a 0, com parciais de: 21/14 e 21/14. A capixaba analisou o duelo que teve duração de apenas 28 minutos:

- Enfrentamos uma dupla que não conhecíamos. Mas estudamos bem, assistimos ao vídeo do primeiro jogo delas no qualificatório e conseguimos impor nosso ritmo desde o início. Foi um bom cruzamento para nossa estreia aqui na Rússia, agora vamos nos concentrar para a fase de grupos - disse Elize Maia, complementando:

- Viemos para Moscou quase uma semana antes de o torneio começar para nos adaptarmos ao fuso horário e à baixa temperatura. Já entrar no clima da competição no próprio local ajuda muito. Adaptamos a parte física durante a semana e deu certo. Hoje foi um dia ótimo para jogar, um dos menos frios por aqui, sem chuva ou vento forte - comentou.

Estreando parceria, Ricardo e André Stein tiveram dois jogos para confirmarem a vaga. Venceram na primeira rodada os letões Ivanovs/Sorokins, com parciais de 21/12 e 21/15, em 32 minutos de jogo. Mais tarde, superaram os experientes austríacos Huber/Seidl por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/16, em 34 minutos.

Guto e Saymon, que no último sábado conquistaram o ouro no Open de Cincinnati, acabaram eliminados. Eles venceram a primeira partida do qualificatório por 2 sets a 1 contra os búlgaros Bogatov/Hudyakov. Na rodada seguinte, porém, acabaram superados pelos letões Plavins, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, e seu atual parceiro Regza: 2 sets a 0.

Os jogos da fase de grupos começam nesta quarta-feira, com 32 times (em cada naipe) divididos em oito grupos de quatro duplas. Elas jogam entre si com os primeiros colocados indo direto às oitavas de final. Segundos e terceiros de cada chave disputam uma rodada eliminatória a mais, a repescagem (Round 1).

O Brasil lidera o quadro de medalhas na Rússia. São 16 medalhas entre os homens (seis de ouro, cinco de prata e cinco bronzes) e 15 entre as mulheres (seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos