Topo

Champions pode aproximar CR7 da Bola de Ouro. Do outro lado, Griezmann pode ser o 'Ribéry' da vez

25/05/2016 15h29

O atacante Cristiano Ronaldo dará um passo largo rumo ao trono de melhor jogador do mundo se conquistar a Liga dos Campeões da Europa no próximo sábado, no San Siro, contra o Atlético de Madrid. Os fatos históricos estão ao lado do gajo. Nas duas vezes em que o craque conquistou a Champions foi eleito o melhor jogador do mundo: em 2008, pelo Manchester United, mesmo perdendo um pênalti, e em 2014, pelo Real Madrid.

O astro do Real Madrid ainda tem a favor o fato de ter a chance de quebrar o próprio recorde de gols em uma única edição da Liga dos Campeões. Ele soma 16, contra 17, de 2013-2014, justamente na temporada da última Orelhuda dos Merengues, a famosa "La Décima". Na temporada completa, são 51 em 47 partidas.

Além das duas Bolas de Ouro em anos de conquistas de Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo levou o prêmio em 2013, quando o Real Madrid foi eliminado pelo Borussia Dortmund na semifinal da Champions. O Bayern de Munique foi o campeão daquele ano.

Três vezes Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo perdeu o reinado para Messi em janeiro. O argentino já soma cinco troféus da Fifa, sendo o recordista no prêmio. No entanto, o argentino não pode mais conquistar a Champions.

Sem o mesmo glamour de Cristiano Ronaldo, em caso da Orelhuda parar no Vicente Calderón, Griezmann pode ser a grande surpresa na divulgação dos três finalistas da Bola de Ouro da Fifa. O meia-atacante francês é o principal nome da campanha do Atlético de Madrid nesta Liga dos Campeões.

Griezmann não tem a função de "homem-gol" do Colchonero. Esta fica a cargo de Fernando Torres. Porém, o jogador francês já marcou 32 vezes nesta temporada: sete na Champions, 22 no Campeonato Espanhol e três na Copa do Rei, em um time com muito mais vocação defensiva do que ofensiva.

Se brilhar na final da Champions e levar o Atlético ao primeiro título da competição, Griezmann pode ser o "Ribéry de 2016", o estranho no ninho, mas com alguma chance de desbancar a dupla Messi-Cristiano Ronaldo, embora a missão siga complicada mesmo em caso de título. Em 2013, o meia-atacante do Bayern de Munique foi considerado o melhor do mundo para parte da opinião pública, mas não conseguiu tirar o prêmio do camisa 7 do Real Madrid.

Griezmann tem apenas 25 anos e está no Atlético de Madrid desde 2014. Ele chegou logo após o time colchonero perder a Liga dos Campeões para o Real Madrid por 4 a 1, na prorrogação, depois do empate em 1 a 1, no Estádio da Luz. O craque francês foi revelado pela Real Sociedad, em 2009.