Topo

Mourinho e United: uma história regada a vinho, correria e freguesia

27/05/2016 19h54

José Mourinho começou sua carreira de treinador em 2000, mas só 16 anos que chega ao Manchester United. Porém, sua história está ligada ao clube e ao Old Trafford há muito tempo. Na verdade, foi justamente em uma partida no famoso "Teatro dos Sonhos" que ele teve um momento decisivo na carreira. Isso em 2004, quando o Porto eliminou os Red Devils dentro da Inglaterra e acabou levando a Liga dos Campeões daquele ano. Na verdade, as lembranças do torcedor com o português estão longe de ser boas. Ele só perdeu para o time duas vezes em 20 encontros.

Mourinho já era bem visto e ganhava elogios. Tinha assumido o Porto em 2002 e tinha levado o Campeonato Português e a Copa Uefa contra o Celtic. Na Champions, o Dragão pegou os Red Devils logo nas oitavas. O Mancheser tinha astros como Keane, Scholes, Giggs, Van Nistelrooy e o então jovem Cristiano Ronaldo no banco.

Em Portugal, vitória portista por 2 a 1. No Old Trafford, o United vencia por 1 a 0 e levaria a vaga pelo critério do gol fora de casa. Costinha empatou já no apagar das luzes, e a comemoração de Mourinho acabou entrando na história. Saiu correndo pela linha lateral e se juntou aos jogadores. Ferguson lembrou do episódio em sua autobiografia.

- O nosso primeiro encontro foi na Liga dos Campeões de 2004/05, quando o Porto de José nos eliminou. Tive uma discussão com ele no primeiro jogo, mas é normal esse tipo de coisas entre treinador no encontro inicial. Depois, tornamos-nos bons amigos. Sempre o considerei muito disponível e comunicativo. Acho que ele percebeu que lidava com alguém que já tinha vivenciado todos os extremos do futebol e apreciava a nossa conversa - publicou Fergie em sua biografia:

- Quanto à correria, também já fiz o mesmo. Admiro pessoas que nos mostram as suas emoções. Demonstram que lhes dão importância.

E a relação ficou ainda mais estreita quando Mourinho foi para o Chelsea. Ele ficou lá de 2004 até 2007, e neste período foram 10 jogos, e os Blues perderam apenas uma vez. E começou uma tradição entre eles. Como é comum em jogos da Premier League, os técnicos sentam-se para tomar um vinho. Como bons apreciadores, começaram a sempre querer trocar garrafas, e a amizade cresceu a partir daí.

- O Old Trafford é um lugar fenomenal para jogar futebol. Joguei aqui por todos os meus clubes: Porto, Inter de Milão, Chelsea e Real MAdrid. Joguei na Liga dos Campeões, Premier League e copas. Estive em diferentes circunstâncias, e sempre amei - disse Mourinho em sua apresentação.

Quando foi para a Internazionale, também encontrou o United. Na Liga dos Campeões de 2009, empate no Giuseppe Meazza e a segunda derrota de Mourinho contra o Manchester United, eliminando os Nerazzurri. Em 2013, já no Real Madrid, também pela Champions, empate no Santiago Bernabéu e vitória no Old Trafford, dando a classifição aos Merengues.

No retorno de Mourinho ao Chelsea, já sem Alex Ferguson no United, foram quatro jogo, com duas vitórias para os Blues e dois empates. Agora, 12 anos e 20 jogos depois, enfim Mourinho e Manchester estão juntos.