Topo

Vôlei: Brasil avança às quartas de final com três duplas no feminino

27/05/2016 14h19

O Brasil terá três representantes entre os oito times que avançaram às quartas de final do Grand Slam de Moscou, no naipe feminino. Duda/Elize Maia (SE/ES), Juliana/Taiana (CE) e Larissa/Talita (PA/AL) venceram seus jogos nesta sexta-feira (27) e avançaram no torneio. As disputas das quartas de final e das semifinais ocorrem neste sábado (28).

Defendendo o título, as atuais campeãs do Grand Slam de Moscou e representantes brasileiras nos Jogos Olímpicos, Larissa e Talita (PA/AL) não deram chances para as australianas Louise Bawden e Taliqua Clancy nas oitavas de final. Vitória por 2 sets a 0, com duplo 21/15, em 32 minutos de jogo.

Nas quartas de final elas encaram as alemãs Karla Borger e Britta Buthe. Em dois confrontos anteriores entre os times, cada um somou uma vitória.

- Estamos pensando jogo a jogo, concentradas em apresentarmos o nosso melhor voleibol. O nível está bastante alto, jogamos contra grandes duplas até aqui, então qualquer descuido pode ser perigoso. Vamos estudar as partidas das alemãs para termos a melhor estratégia - disse Talita.

Juliana e Taiana (CE) tiveram uma partida bastante disputada contra as tchecas Slukova/Hermannova nas oitavas de final. A tranquilidade no tie-break prevaleceu sobre as adversárias e as brasileiras venceram por 2 sets a 1 (21/18, 19/21, 15/13), em 53 minutos. Elas encaram nas quartas de final as suíças Joana Heidrich e Nadine Zumkehr. No único confronto anterior, vitória das suíças no Open de Vitória.

Entre as classificadas, apenas Duda e Elize Maia (SE/ES) disputaram dois jogos nesta rodada. Como haviam se classificado em segundo no grupo, tiveram que partir do Round 1 (repescagem). Elas venceram as canadenses Broder/Valjas por 2 sets a 1 (21/13, 20/22, 15/11), em 46 minutos. Horas depois, pelas oitavas de final, triunfo sobre as russas Ukolova/Birlova por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), em 33 minutos de duração.

Nas quartas de final, a dupla da sergipana e da capixaba terá um reencontro. Elas duelarão pela segunda vez no torneio contra a tricampeã olímpica Kerri Walsh e a medalhista olímpica April Ross. As norte-americanas venceram as brasileiras na fase de grupos, no tie-break.

Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), representantes do Brasil nos Jogos de 2016, acabaram superadas na repescagem. Elas foram derrotadas pelas tchecas Hermannova/Slukova, por 2 sets a 1 (21/14, 13/21, 17/15), em 47 minutos de partida. Horas depois, as tchecas seriam eliminadas por Juliana/Taiana.

O Brasil lidera o quadro de medalhas na Rússia, que também já contou ao longo dos anos com etapas em São Petersburgo e Anapa. São 16 medalhas entre os homens (seis de ouro, cinco de prata e cinco bronzes) e 15 entre as mulheres (seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze). Moscou já foi sede de 10 etapas do Circuito Mundial e, desde 2008, recebe um Grand Slam por temporada.

Os times vencedores da etapa de Moscou nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas. Após Moscou, o tour segue para a Alemanha, com o Major Series de Hamburgo, última etapa que contabiliza pontos ao ranking olímpico.

QUARTAS DE FINAL

Talita/Larissa (BRA) x Karla Borger/Britta Buthe (ALE)

Heather Bansley/Sarah Pavan (CAN) x Monika Brzostek/Kinga Kolosinska (POL)

April Ross/Kerri Walsh (EUA) x Duda/Elize Maia (BRA)

Juliana/Taiana (BRA) x Heidrich/Zumkehr (SUI)