Topo

Fiscal solicita absolvição, mas Messi é considerado cúmplice por promotor

03/06/2016 10h58

Lionel Messi ainda aguarda definição sobre o fim do processo que o acusa de fraude fiscal na Espanha. De acordo com a imprensa do país, a fiscal Raquel Amado - uma das partes envolvidas - solicitou que o jogador fosse absolvido, mas culpando seu pai Jorge pelos crimes.

- Leo Messi deve ser absolvido. Se havia alguma dúvida, terminou. A fraude ocorre porque há uma decisão do pai do jogador, que é seu alter ego na gestão econômica - afirmou a fiscal.

Por outro lado, o promotor Mario Maza teve opinião contrária. Após os depoimentos, ele considerou o jogador tão culpado como o pai.

- Em um momento Jorge Messi reconhece que trata com seu filho que necessitam de alguém que os ajude. E logo não falam mais? Tudo isto tem credibilidade zero. Ainda que Leo se desvincule, o pai o informaria. Messi sabia mais do que quis aparentar. Por mais complicados que sejam estes temas, isto até uma criança de 10 anos entende. São complicados, mas sabem o que é pagar impostos.

O julgamento de Messi e seu pai começou na última terça-feira, mas sem a presença deles. Isso porque o jogador sofreu uma lesão nas costas no amistoso diante de Honduras, atrasando sua viagem para Espanha. Desta forma, o craque do Barcelona só pôde ser ouvido na quarta-feira.

Seis testemunhas e um perito estiveram no tribunal e revelaram que o jogador não tinha conhecimento dos contratos. Na segunda, o jornal "Periódico" publicou a audiência de Messi com a juíza de Gavá, que deu início ao processo há três anos. Ele disse que não lê os documentos que assina.

Antes da decisão final sobre o caso, o juiz Jesús Navarro vai ouvir ainda a defesa do jogador e a promotoria, que pedia uma pena de 22 meses e 15 dias de prisão para Messi e seu pai por fraude fiscal de 4,1 milhões de euros entre 2007 e 2009. No entanto, a Raquel Amado solicitou que o Jorge Messi seja preso por 18 meses.

Messi disputou na última sexta-feira amistoso contra Honduras, mas saiu com uma lesão nas costas. Ele voltará aos Estados Unidos para a disputa da Copa América Centenário pela Argentina.