Copa América: Peru joga mal, mas Guerrero garante o 1 a 0 sobre o Haiti

  • AFP PHOTO / Mark RALSTON

    Guerrero comemora após marcar para o Peru contra o Haiti na Copa América Centenário

    Guerrero comemora após marcar para o Peru contra o Haiti na Copa América Centenário

Errando passes, sem criatividade e em alguns momentos dominado pelo fragilíssimo Haiti. Foi assim a estreia do Peru na Copa América, neste sábado à noite, no CenturyLink Field, em Seattle. A decepção só não foi maior porque o atacante Paolo Guerrero - artilheiro das duas últimas edições no torneio - conseguiu fazer um gol aos 15 minutos do segundo tempo e garantiu o magérrimo 1 a 0 dos peruanos. E quase que o Haiti saiu com o empate. No último lance do jogo, o atacante Belfort perdeu uma chance incrível. Tão clara que ele deixou o campo aos prantos por não ter feito o gol que seria histórico para a sua seleção.

 

O gol levou o Peru aos três pontos no Grupo B. Na quarta-feira, o time enfrentará o Equador. O Haiti terá o Brasil pela frente, também na quarta-feira.

 

O JOGO

 

Embora tenha dominado a partida nos primeiros minutos, o Peru encontrou dificuldades para furar a marcação do Haiti, que inclusive criou a melhor chance aos 12 minutos, quando o zagueiro peruano Ramos foi sair com a bola e deu um passe para o atacante Nazon. Este foi até a entrada da área, mas chutou fraco. Ao observar que o Peru era muito ineficaz ofensivamente, o frágil Haiti começou a tocar a bola e em alguns momentos chegou a ser superior, com o zagueiro Jêrome Mechack cobrando falta rente ao travessão.

 

Apenas nos minutos finais, e graças a Paolo Guerrero, o Peru finalmente assustou. Aos 38, o atacante do Flamengo tabelo com Cueva, na primeira boa troca de passes na partida, mas quando recebeu, chutou mal. Aos 44, Guerrero dominou na área e rolou para Flores, na marca do pênalti, chutar pressionado. A bola bateu na trave esquerda do goleiro Placide no melhor lance do primeiro tempo.

 

No segundo tempo, o jogo seguiu modorrento, até os 15 minutos, quando Flores recebeu pela esquerda e cruzou para Guerrero, desmarcado, dar um peixinho e finalmente fazer o gol do Peru. Foi o seu 28º gol pela seleção, o que faz do camisa 9 o maior artilheiro peruano, ampliando a vantagem para o ídolo Cubillas.

 

Pouco depois, Guerrero teve outra boa chance, mas chutou em cima do goleiro Placide. O peruano repetiu o que faz no Flamengo, reclama de tudo e leva cartão. Foi assim que saiu de campo com um amarelo.

 

Nos 15 minutos finais, o Peru, aproveitou o cansaço do Haiti e criou oportunidades, a melhor num cruzamento de Polo que o zagueiro Genevois chegou na frente de Flores e mandou para escanteio. Porém, quase levou o empate aos 48 minutos. Num chuveirinho para a área, a defesa do Peru parou e o atacante Belfort, livre, na pequena área, cabeceou para fora.

 

O lance - que foi o último do jogo - acabou criando o momento mais emocionante da partida. Belfort ficou estirado no chão, chorando copiosamente por ter perdido a chance de fazer o Haiti sair de campo com um empate improvável. Ele acabou consolado por vários companheiros.

 

Fim de jogo, vitória por 1 a 0 do Peru, mas a sensação que fica é a de que a seleção do treinador Gareca não vai longe nesta Copa América.

 

- Jogos de Copa América são assim, intensos difícil de ganhar tivemos chances mas não conseguimos marcar, mas ao menos conseguimos a vitória - disse Guerrero.

 

HAITI 0 X 1 PERU

Copa América - Grupo B - 1ª Rodada

4/6/2016 - 20h30min (de Brasília)

LOCAL: CenturyLink Field, Seattle (EUA)

 

ÁRBITRO: Jhon Pitti (PAN)

AUXILIARES: Gabriel Victoria (PAN) e Christian Ramirez (HON)

 

CARTÕES AMARELOS: Alexandre e Marcelin (HAI), Rodríguez, Guerrero e Yotún (PER)

 

GOL: Paolo Guerrero, 15'/2ºT (0-1)

 

HAITI: Placide, Goreux, Jerome Mechack, Genevois e Jaggy; La France, Hilaire (Alexandre, 39'/1ºT), Marcelin, Louis, Guerrier e Nazon (Belfort, 25'/2ºT). TÉCNICO: Patrice Neveu

 

PERU: Gallese; Revoredo, Rodríguez, Ramos e Travco; Tapia, Hohberg (Polo, 35'/2ºT), Vilchez, Cueva (Yotún, 29'/2ºT); Flores (Da Silva, 45'/2ºT) e Guerrero. TÉCNICO: Gareca

 

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos