América-MG supera o Figueirense, vence a primeira e sai da lanterna

O já desesperado América-MG teve mais uma chance dentro de seus domínios de triunfar pela primeira vez neste Brasileirão. Nesta manhã de domingo, o time alviverde recebeu o Figueirense no Independência, mas desta vez, saiu de campo vitorioso. O triunfo veio com toques de drama e pelo placar mínimo, com gol de Osman, mas valeu os três pontos que tiram a equipe da lanterna da competição.

Dos camarotes do Independência, o técnico português Sérgio Vieira acompanhou a partida do seu novo clube. Anunciado no sábado, o ex-comandante da Ferroviária será apresentado nesta segunda-feira e terá uma semana inteira para conhecer a equipe antes do primeiro desafio, no próximo sábado, contra o Internacional.

Com a vitória, o América foi aos cinco pontos e ultrapassa pelo menos Coritiba e Botafogo, que já jogaram nesta rodada. Já o Figueirense do técnico Vinícius Eutrópio permanece com seis pontos, um a mais que o time mineiro.

O jogo

Partida morna no Horto. América e Figueirense fizeram um primeiro tempo corrido e movimentado, mas com poucas chances reais de gol. O time da casa tomou as rédeas da partida e encurralou o adversário após os 20 minutos, mas pecou demais no último passe, enquanto os visitantes se postaram bem na defesa e foram mais eficientes nos lances ofensivos. Sem conseguir criar pela faixa central do campo, o América explorou a velocidade pelos lados, mas exagerou demais na hora dos cruzamentos. Borges, sua referência no ataque, sofreu com as assistências mal feitas. Dentro de sua proposta, o Figueirense preparou o gatilho para contra-atacar e matar o jogo, mas seus melhores momentos saíram das finalizações em longa distância, forçando o goleiro João Ricardo a fazer boas defesas.

Apesar de diminuir o volume de jogo, o América continuou amassando o Figueirense no segundo tempo, pressionando a saída de bola catarinense já no meio campo. Quando roubou a bola ou forçou o erro do adversário, pegou a defesa desarrumada e levou perigo. Foi assim na finalização rasteira de Ernandes que superou Gatito Fernández e só parou na trave esquerda do goleiro. Mais desgastado, o time alvinegro já não tinha a mesma pegada de antes, e começou a ceder espaços. E quando Ayrton desconcentrou na marcação, Leandro Guerreiro ofereceu um belo passe ao garoto Osman, que recebeu em ótima posição e só deslocou o goleiro para abrir o placar.

Em desvantagem no marcador, o Figueirense passou a sair mais para o ataque em busca do empate, o que permitiu ao América arriscar mais ao gol de Gatito e criar melhores oportunidades de ampliar. Já nos acréscimos, o sangue novo de Sávio quase rendeu o segundo gol ao Coelho, mas o atacante parou no milagre de Gatito abaixo das traves. Apesar do gol perdido, o América conseguiu sair de campo com sua primeira vitória no Brasileirão.

AMÉRICA-MG 1x0 FIGUEIRENSE

?

Motivo: 6ª rodada, Brasileirão 2016

Data/Hora: 05/06/2016, às 11h

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP).

GOL: Osman, 25'2ºT (1-0)

Cartões amarelos: Leandro Guerreiro, Roger (AME); Bady, Ferruguem, Renato (FIG)

Cartão vermelho: Não teve.

Público/Renda: Ainda não divulgados.

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Helder (Roger - 37'2ºT), Artur, Adalberto e Danilo Barcelos; Juninho, Leandro Guerreiro (Claudinei - 34'2ºT), Ernandes e Eduardo; Osman e Borges (Sávio - 43'2ºT). Técnico: Claudio Prates (interino).

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Renato - Intervalo) e Bady (Michael Ortega - Intervalo); Dudu, Gustavo Ermel (Carlos Alberto - 20'2ºT) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos