Topo

Com vantagem no quinto critério de desempate, Corinthians permanece líder

Corinthians é o novo líder do Campeonato Brasileiro - Ernesto Rodrigues/Folhapress
Corinthians é o novo líder do Campeonato Brasileiro Imagem: Ernesto Rodrigues/Folhapress

05/06/2016 18h22

A emocionante vitória diante do Coritiba, por 2 a 1, na Arena Corinthians, não serviu só para alegrar os 25 mil torcedores que esperavam por uma derrota até os 44 minutos do segundo tempo, quando o adversário vencia em Itaquera. Os três pontos conquistados na sexta rodada do Campeonato Brasileiro fizeram o atual campeão nacional assumir de vez a ponta da tabela de classificação da edição de 2016. Curiosamente, a equipe está empatado com Grêmio e Internacional no número de pontos e só levou vantagem por ter recebido menos cartões vermelhos ao longo da competição.

Tanto o Corinthians quanto Grêmio e Internacional têm 13 pontos somados nos seis primeiros jogos do Brasileiro, mas o time colorado perdeu por 1 a 0 para o Vitória, na Bahia, perdeu a chance de disparar e ainda ficou com apenas três gols de saldo. Já os dois primeiros igualaram seus números de pontos (13), número de vitórias (4), saldo de gols (6), gols marcados (10), confronto direto (empate em 0 a 0 na primeira rodada) e só diferiram no número de cartões: a equipe de Tite não teve nenhuma expulsão no torneio, enquanto os gremistas perderam Lincoln justamente no jogo contra a Ponte Preta, neste domingo.

Apenas nove times ainda não tiveram jogadores expulsos nesta edição do Brasileiro, e o Corinthians é um deles. Em relação ao número de cartões amarelos, o time do técnico Tite tem apenas 11 nestas seis primeiras rodadas, contra 18 dos comandados de Roger Machado. Ano passado, curiosamente, o alvinegro conquistou o troféu Fair Play do Brasileiro por ter sido o time que menos tomou cartões amarelos na competição.