Surfe: Metade da seleção brasileira estreia com vitória nas Ilhas Fiji

Neste domingo, metade da seleção brasileira de surfe começou com vitória nas ondas de 4-6 pés, mas sem muitos tubos em Cloudbreak, na ilha de Tavarua, em Fiji. Wiggolly Dantas e Miguel Pupo ficaram entre os melhores do dia, até Kelly Slater e Jordy Smith baterem os recordes dos brasileirosdabta nas últimas baterias. O atual campeão mundial Adriano de Souza, Filipe Toledo e Jadson André, também começaram bem e passaram direto para a terceira fase do quinto desafio do World Surf League Championship Tour 2016.

O sul-africano foi o primeiro a bater os recordes dos brasileiros, que passaram dos 15 pontos nas duas notas computadas. As ondas ainda ficaram mais constantes durante a bateria de Jordy Smith, que acertou duas manobras e levou nota 9 dos juízes, superando a 8,67 de Miguel Pupo na bateria. Com o 9, Smith também já ultrapassava os 15,60 pontos do Wiggolly Dantas com o 7,33 da sua primeira onda. No total, conseguiu 16,67 pontos.

Para fechar o primeiro dia do Fiji Pro, o onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, deu show para receber a maior nota do domingo: 9,03. Ele ainda quebrou um tabu com a vitória na estreia em etapas do CT que não acontecia desde Portugal, em outubro de 2015.

Além de Slater, outro campeão mundial voltou a competir no Fiji Pro, Mick Fanning. No entanto, o brasileiro Wiggolly Dantas roubou a cena e começou forte, massacrando a onda com uma série de manobras explosivas de frontside. Ainda, apesar de ter errado em duas tentativas, o brasileiro encontrou outra onda para tirar a nota 7,43 e vencer por 15,60 pontos. Fanning só conseguiu somar 11,90 e o também australiano Kai Otton ficou em último com 8,47.

- Está muito difícil lá fora. Eu apenas tentei fazer manobras grandes com bastante força e estou feliz que deu tudo certo. Eu estou muito feliz por estar aqui de novo, é a quarta vez que venho a Fiji e eu adoro esse lugar. É o melhor lugar do mundo, certamente - destacou Wiggolly Dantas.

BRIGA PELA PONTA

O domingo terminou bem, com recordes sendo batidos nas melhores ondas do dia. O campeão mundial Adriano de Souza fecha a lista dos seis surfistas que brigam pela ponta do ranking mundial no Fiji Pro. No entanto não será fácil, afinal, o brasileiro precisa vencer o campeonato e Matt Wilkinson deve ficar em último na segunda fase. Os outros dois brasileiros são o vice-líder do ranking, Italo Ferreira, e o quinto colocado, Caio Ibelli, melhor estreante da temporada até aqui. Ambos perderam e terão que encarar uma rodada extra para chegar na terceira fase.

Como aconteceu durante quase todo o dia, uma bateria rolava com boas ondas e a seguinte num mar difícil, com poucas chances para os competidores. O australiano Adam Melling acabou levando a melhor por 11,26 pontos, contra 11,14, do taitiano Michel Bourez, e 8,60 de Caio Ibelli, que enfrentará o aposentado, mas muito experiente Taj Burrow, no sétimo duelo da segunda fase.

Na briga pela ponta do ranking, Caio Ibelli e o havaiano Sebastian Zietz, derrotado na bateria seguinte por Kelly Slater com a maior nota - 9,03 - na melhor onda surfada no domingo em Cloudbreak, garante sua participação no Fiji Pro se chegar na grande final. Já Italo Ferreira e o havaiano John John Florence podem se classificar se chegarem nas semifinais, desde que o australiano perca para Alex Ribeiro.

RODADA ELIMINATÓRIA

Os principais concorrentes agora vão abrir o próximo dia do Fiji Pro e a primeira chamada da segunda-feira para o duelo entre Italo Ferreira e Tevita Gukilau foi marcada para às 16h30, no domingo,no fuso de Brasília. O líder Matt Wilkinson entra na segunda bateria com Alex Ribeiro e o Brasil segue disputando classificação para a terceira fase. Na terceira, terá Gabriel Medina contra Ryan Callinan e, na quarta, Alejo Muniz enfrenta o também australiano Julian Wilson, vice-campeão em Cloudbreak, no ano passado.

Depois, Caio Ibelli entra na sétima bateria encarando o experiente Taj Burrow e, na oitava, o havaiano Sebastian Zietz entra com o americano Kanoa Igarashi. Este duelo marcará a batalha nas duas pontas da tabela de classificação. Zietz brigando pela liderança e Igarashi tentando permanecer entre os 22 primeiros do ranking.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos