Topo

Ranking define base de classificados aos Jogos Olímpicos do Rio no tênis

06/06/2016 19h28

Com base nos rankings da ATP e WTA atualizados ontem, o mundo do tênis pôde ter uma ideia dos classificados para os Jogos Olímpicos do Rio, que acontecem em agosto. Além de Thomaz Bellucci (62°) e Teliana Pereira (92°), que têm vagas asseguradas por serem os melhores do país-sede na lista, outro nome na chave de simples está perto de carimbar passaporte: Rogério Dutra Silva (83º).

O critério da Federação Internacional de Tênis (ITF) diz que os 56 melhores por naipe no ranking de ontem asseguram presença nos Jogos, sendo que cada país só pode inscrever até quatro atletas.

Embora ainda não seja oficial, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) espera a confirmação de Rogerinho, já que alguns tenistas que estão à frente dele atualmente devem anunciar desistência, casos do austríaco Dominic Thiem (7º), e dos americanos John Isner (17º) e Sam Querrey (37º).

Outra regra da entidade mundial para a Olimpíada é que o atleta deve ter participado da última Copa Davis pelo país. Os comitês olímpicos confirmarão os nomes inscritos até o dia 16 de junho, enquanto a ITF anunciará os classificados até 23 de junho.

Na nova lista, o espanhol Rafael Nadal garantiu o retorno ao posto de número quatro do mundo, no lugar do sérvio Stan Wawrinka (5º).

Nas duplas, Marcelo Melo despencou do primeiro para o oitavo lugar após a eliminação na semifinal de Roland Garros (FRA) na sexta-feira.