Topo

Vôlei de Praia: Duplas brasileiras vencem no qualificatório do Circuito Mundial

07/06/2016 14h45

O Brasil terá força máxima com cinco duplas em cada naipe na fase de grupos do Major Series de Hamburgo, na Alemanha. Duda e Elize Maia (SE/ES), e Guto e Saymon (RJ/MS), venceram seus jogos pelo torneio qualificatório, nesta terça-feira, e avançaram à etapa principal da competição. Os jogos seguem nesta quarta, quando todas as duplas brasileiras entram em quadra. A competição acontece até dia 12 (domingo).

A dupla composta por Duda e Elize Maia (SE/ES), cabeça de chave número 1 do qualificatório, passou pela primeira rodada por bye, sem entrar em quadra. Na partida seguinte, valendo a classificação, venceu as alemãs Lisa Arnholdt e Anni Schumacher por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/19, em 33 minutos de jogo. Após a classificação, Duda analisou o resultado diante das donas da casa:

- A partida foi muito boa, com pressão digna de decisão. No qualificatório, uma derrota te manda direto para casa. E era contra um time da Alemanha, com torcida para eles. No final deu certo, sacamos bem e isso sempre facilita. A Elize bloqueou muito bem. Agora temos que ir para o torneio principal com tudo. Vamos enfrentar os melhores times do mundo, vamos dar nosso máximo, nosso melhor em busca de bons resultados - disse a sergipana.

Com o resultado obtido, Duda e Elize Maia se juntam a Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana e Taiana (CE), Larissa e Talita (PA/AL), e Lili e Maria Elisa (ES/PE), que já estavam garantidas na fase de grupos do torneio principal.

Já Guto e Saymon (RJ/MS) tiveram que suar um pouco mais para conseguirem a classificação. Eles entraram em quadra nas duas rodadas, vencendo primeiro os italianos Del Carpio e Boncompagni por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/13, em pouco menos de meia hora de jogo. Horas depois, superaram os sérvios Basta e Kolaric por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 23/21, em 32 minutos de partida.

Além deles, já estavam classificados à fase de grupos Alison e Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB), Evandro e Pedro Solberg (RJ) e Ricardo e André Stein (BA/ES).

O Major Series de Hamburgo será a última etapa do Circuito Mundial a contar pontos para o ranking olímpico. Os primeiros 15 times da lista (respeitando o limite máximo de duas duplas por país), garantem vaga nos Jogos de 2016. O Brasil fica fora da conta, pois conquistou uma das vagas por ser país sede e a outra ao vencer o Campeonato Mundial.

O Brasil ainda lidera o quadro de medalhas em etapas do Circuito Mundial, com nove medalhas no masculino e nove no feminino.Após a parada na Alemanha, o tour mundial segue para o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia.