Alemanha tem jejum de 20 anos e quatro fracassos acumulados na Euro

Tetracampeã do mundo, a seleção alemã se perfila nas bolsas de apostas como a grande favorita ao título da Eurocopa. Para confirmar a força dentro das quatro linhas, os germânicos têm a missão de colocar um ponto final em um incômodo jejum: são longos 20 anos sem o título da competição.

Em 2008, contra a Espanha, a Alemanha bateu na trave. O time, já comandado pelo atual treinador, Joachim Löw, acabou perdendo para a Espanha na final por 1 a 0, em Viena, gol do atacante Fernando Torres.

Desde 1996, ano que marca a última conquista, a Alemanha acumula quatro fracassos. O pior deles foi em 2000, quando, em crise, a Mannschaft foi eliminada na fase de grupos, com apenas um ponto, em uma chave que tinha Portugal e Inglaterra. Em 2004, nova eliminação precoce, sem chegar às quartas de final. Desta vez, o time somou dois pontos diante de Holanda e Letônia, sendo derrotada pela República Tcheca.

Na última edição, em 2012, a Alemanha ficou nas semifinais, após queda para a Itália, nos pênaltis.

Há 20 anos, a história seria diferente. A então tricampeã mundial Alemanha passou às quartas de final como primeira colocada na fase de grupos. No primeiro choque do mata-mata, vitória sobre a Croácia por 2 a 1. Depois, triunfo nos pênaltis sobre a Inglaterra por 6 a 5 nos pênaltis, depois de igualdade em 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação. Na final, 2 a 1 sobre a República Tcheca, no tempo-extra.

Aquele elenco tinha nomes como Jürgen Klinsmann, atual treinador dos Estados Unidos, Mathias Summer, craque da competição, e Oliver Bierhoff, diretor-técnico da Federação Alemã de Futebol (DFB).

Para animar a Alemanha, vale lembrar que, antes de elevar a taça de campeã do mundo aos céus no Maracanã, a seleção tinha um jejum ainda maior a superar: 24 anos sem o título da competição mais importante do planeta.

Nesta Eurocopa, a Alemanha está no Grupo C, ao lado de Ucrânia, Polônia e Irlanda do Norte.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos