Topo

Colômbia vence Paraguai e está na próxima fase da Copa América

08/06/2016 01h34

A Colômbia é a primeira seleção garantida na próxima fase da Copa América Centenário. Após vencer o Paraguai, no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, por 2 a 1, colombianos chegaram aos seis pontos no Grupo A e não podem mais ser alcançados pelos paraguaios e pela Costa Rica. Bacca e James Rodríguez fizeram para a Colômbia, enquanto o adversário diminuiu com um golaço de Ayala.

A vitória da noite desta terça-feira foi a segunda da Colômbia na competição, que já está na próxima fase da Copa América. Colombianos chegaram aos seis pontos e lideram o Grupo A. Paraguai tem apenas um ponto conquistado e fica longe de avançar no torneio.

Equipes voltam a campo neste sábado, para encerrarem participações na fase de grupos. A Colômbia encara a Costa Rica, às 22h. Mais cedo, os paraguaios encaram os Estados Unidos, às 20h.

O JOGO

O primeiro tempo de partida começou bastante agitado e com os colombianos pressionando logo de cara. James Rodríguez quase marcou aos nove, mas bola foi para fora e levou muito perigo para Villar. Dois minutos depois, o camisa 10 cobrou escanteio na cabeça de Bacca, que acertou uma linda cabeçada e abriu o placar para a Colômbia.

Comandando as ações dos colombianos, James Rodríguez estava inspirado e aos 29 deixou sua marca. Cardona rolou para o meio-campo bater cruzado e ampliar o placar. O camisa 10 estava em grande noite e deixou Cardona na cara do gol para fazer mais um, mas o meio-campo mandou por cima da meta de Villar.

Antes do apito final, os paraguaios quase diminuíram. Lezcano cobrou falta com perigo e Ospina se esticou todo para evitar o gol, bola ainda resvalou no travessão. A Colômbia foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Na volta para a etapa final, equipes voltaram com o ritmo mais baixo e sem criar boas oportunidades nos primeiros minutos de partida. Aos 16, Romero mandou de cabeça, mas parou nas mãos de Ospina, que fez linda ponte para evitar o gol.

Depois de tanto insistir, os paraguaios conseguiram diminuir. Ayala arriscou de longe e acertou um lindo chute, sem chances para Ospina, que viu a bola entrar no ângulo sem poder fazer nada para evitar. No lance seguinte, James tentou dar o troco, mas bola acabou subindo demais.

Sentindo o bom momento, equipe paraguaia foi para cima e apostava em jogadas aéreas para igualar o marcador. A situação complicou aos 35 minutos, quando Romero foi expulso após levar o segundo amarelo. No lance seguinte, a Colômbia quase ampliou com Cardona, mas a bola parou na trave de Villar.

Mesmo com um homem a menos, o Paraguai ainda teve um grande chance antes do apito final. Benítez fez grane jogada e rolou para Sanabria chutar em cima da zaga. Os colombianos seguraram a bola até o fim e garantiram classificação antecipada.

FICHA TÉCNICA

COPA AMÉRICA CENTENÁRIO

COLÔMBIA 2 x 1 PARAGUAI

Data-Hora: 07/06/16 - 23h30 (de Brasília)

Estádio: Rose Bowl, em Pasadena (EUA)

Árbitro: Heber Lopes (BRA)

Assistentes: Kleber Lucio Gil (BRA) e Bruno Boschilia (BRA)

Cartões amarelos: Murillo (COL); Lezcano e Romero (2) (PAR)

Cartão vermelho: Romero

Gols: Bacca, 11'/1ºT (1-0); James Rodríguez, 29'/1ºT (2-0); Ayala, 25'/2ºT (2-1);

COLÔMBIA: Ospina; Arias, Murillo, Zapata (Mina, 44'/2ºT) e Díaz; Torres, Pérez (Celis, 12'/2ºT); Cuadrado (Marlos Moreno, 41'/2ºT), Cardona e James Rodríguez; Bacca. Técnico: José Pékerman.

PARAGUAI: Villar; Valdez, Gustavo Gómez, Da Silva e Samudio; Ortiz, Piris (Victor Ayala, Intervalo), Almirón, Derlis González e Óscar Romero; Lezcano (Sanabria, 22'/2ºT) e Jorge Benítez (Jorge Benítez, Intervalo). Técnico: Ramón Díaz.