Topo

Wanderlei Silva revela ter sintomas de danos cerebrais

09/06/2016 10h43

Ex-campeão do Pride e um dos maiores nomes da história do esporte, Wanderlei Silva esteve presente em uma palestra sobre concussões cerebrais e ficou alarmado ao saber que tem 12 dos 15 sintomas citados no encontro com os especialistas.

Através de sua conta no Instagram, o 'Cachorro Louco' revelou que é 'normal' entre os lutadores esquecer as coisas e ainda afirmou que tem uns amigos que não estão bem, fruto de muitas pancadas na cabeça ao longo da carreira.

- Não sabemos ainda todas as sequelas causadas pela nossa profissão, nem as consequências no corpo e na mente. Como eu falo para os meus amigos: 'Esse lance de esquecer as coisas é até bom porque você acaba esquecendo o que é ruim também'. Piadas à parte, estive presente em uma palestra sobre 'Concussion', que são os pequenos danos cerebrais causados pelo impacto. De 15 sintomas apresentados pelo especialista, eu tinha 12! Mas, fazer o que?! Por exemplo, essa lei que proíbe os lutadores de tomar soro é um crime ao cérebro deles, pois quando você desidrata, perde líquido no cérebro também, aumentando muito a chance de ter graves danos decorrentes dos golpes. Tenho vários amigos que estão muito diferentes do que eram antigamente, estão ficando meio loucos. E agora, quem vai cuidar de nós? Quem não guardou dinheiro, vai passar dificuldades, infelizmente. Não temos nenhum tipo de ajuda em nada! É tudo por nossa conta - escreveu Wand.

O brasileiro chegou a anunciar a sua aposentadoria dos ringues em 2014, mas recentemente retornou em uma competição de grappling, no Japão. Além disso, Wand está sob contrato com o Rizin F C e com o Bellator para lutar MMA., mas ainda se recupera das sequelas de um grave acidente de bicicleta, que estaria colocando em xeque seu retorno.