Topo

Payet faz a alegria dos franceses na estreia da Euro: 2 a 1 na Romênia

10/06/2016 18h04

- Que a seleção da França nos dê um pouco de alegria neste jogo de estreia da contra os romenos, disse um torcedor entrevistado por um canal de TV ao ser perguntado sobre uma Eurocopa jogada no meio de tantos problemas que os franceses estão vivendo: medo de atentados durante a competição, as muitas greves previstas (neste momento os garis estão parados e a cidade começa a ficar muito suja).

E a alegria teve nome e sobrenome: Dimitri Payet. Com uma atuação espetacular, o jogador do West Ham da Inglaterra deu o passe para o primeiro gol, em outras cinco oportunidades deixou os companheiros na cara do goleiro e, marcou um golaço aos 43 minutos da etapa final, garantindo a difícil vitória da França por 2 a 1 sobre a Romênia, na abertura da Euro-2016, nesta sexta-feira, no Stade de France.

Em seguida, aos prantos, o jogador foi substituído. Apenas para receber a merecida ovação por ter sido tão decisivo numa partida em que tanto a França quanto a Romênia jogaram muito bem.

O JOGO

?

A Romênia começou melhor, buscando jogadas nas costas de Sagna e com uma chance de ouro desperdiçada por Stancu após cobrança de escanteio do camisa 10 Stanciu na qual o miolo de zaga francês bateu cabeça.

Porém, a partir dos dez minutos, com Pogba cadenciando o jogo e buscando lançamentos para Payet (o melhor do primeiro tempo) pelos flancos, a França equilibrou e lamentou enormemente quatro oportunidades desperdiçadas. Duas com Giroud, em passes de Payet, e duas vezes por Griezmann: uma bola na trave aproveitando erro de Chiriches e um chute de primeira - passe sob medida de Payet - que passou raspando.

A Romênia, marcando em linha e com o goleiro Tatarusanu muito nervoso, foi para o intervalo com um lucrativo 0 a 0.

No segundo tempo, quase um repeteco. A Romênia começou com tudo e Stancu, após cruzamento perfeito de Stanciu, entrou livre na área, matou no peito sem marcação, mas isolou.

Mas a França tinha um Payet inspirado e o camisa 8 tratou de fazer a diferença nas assistências. Primeiro, aos seis, recebeu pela esquerda, viu a entrada de Giroud e tocou para o atacante que chutou em cima do goleiro. Em seguida, deixou a marcação nocauteada e tocou para Pogba chutar para defesaço de Tatarusanu.

De tanto martelar, a França saiu na frente quando (advinhe) Payet, só que agora pela direita cruzou para (advinhe) Giroud finalmente acertar a cabeçada nas redes. No lance houve um toque de Giroud deslocando o goleiro gigantão Tataranu (1,98m). Mas o juiz não viu irregularidade.

A Romênia se desequilibrou e quase levou o segundo gol. Mas ela não estava morta. Com bom toque de bola e sempre com Stanciu centralizando as jogadas, acabou chegando ao empate antes dos 20 minutos. Stanciu sofreu pênalti de Evra. Stancu cobrou e desta vez não perdeu.

Daí para a frente o jogo ficou bem aberto. Se a França reclamou um pênalti (inexistente) em Giroud e assustou com Martial nos minutos finais, a Romênia teve muita qualidade na marcação, nos passes e soube fazer o tempo passar, sem deixar de atacar.

Que a seleção e Payet sigam dando alegrias ao cidadão francês, que pode acordar neste sábado com a notícia de greve nos transportes e, se chover, novas inundações. E que a Romênia, com a sua animada torcida, repita o bom futebol.

FICHA TÉCNICA

FRANÇA 2 X 1 ROMÊNIA

EUROCOPA- 1ª RODADA - GRUPO A

DATA E HORA: 10/6/2016 - 16H (de Brasília)

ÁRBITRO: Viktor Kassai (HUN)

AUXILIARES: Gyorgi Ring e Vencel Toth (HUN)

CARTÕES AMARELOS: Giroud (FRA), Chiriches, Rat e Popa (ROM)

GOLS: Giroud, 12'/2ºT (1-0), Stanciu, 20'/2ºT (1-1), Payet, 43'/2ºT (2-1)

FRANÇA: Lloris; Sagna, Rami, Koscielny e Evra; Kanté, Pogba (Martial, 32'/2ºT), Matuidi e Griezmann (Coman, 21'/2ºT); Payet (Sissoko, 46'/2ºT) e Giroud. TEC: Deschamps

ROMÊNIA: Tatarusanu; Sapunaru, Chiriches, Grigore e Rat; Hoban e Pintilii; Popa (Torje, 36'/2ºT), Stancu e Stanciu (Chipciu, 26/1º); Andone (Alibec, 14'/2ºT). TEC: Anghel Iordanescu