Atual bicampeã, Espanha estreia na Euro sob desconfiança e polêmica

  • Franck Fife/AFP Photo

    Iniesta salientou que a seleção espanhola continua forte mesmo após tropeço contra Geórgia

    Iniesta salientou que a seleção espanhola continua forte mesmo após tropeço contra Geórgia

A Espanha estreia na Eurocopa 2016 nesta segunda-feira (13), diante da República Tcheca, às 10h (de Brasília), em Toulouse, pelo Grupo D. A atual bicampeã entra em campo com certa desconfiança e cercada de polêmicas.

A Fúria deseja apagar a tragédia na última Copa do Mundo, quando era a atual campeã e foi eliminada ainda na primeira fase. Para piorar, no último amistoso antes da Eurocopa, a equipe treinada pelo técnico Vicente del Bosque jogou muito mal e acabou derrotada por 1 a 0 pela fraca seleção da Geórgia, o que ligou o sinal de alerta nos espanhóis.

"A qualidade para estar na seleção não depende da idade de cada um, isso é o principal. Como em toda equipe, sempre há mudanças, e temos o objetivo de seguir crescendo com a seleção. Tivemos a decepção do Brasil e por isso precisamos estar mais concentrados do que nunca nesta competição. Continuamos com uma boa equipe", disse o meia Iniesta.

A derrota para a Geórgia, no entanto, foi taxada como acidente pelo jogador do Barcelona. Ele disse que o resultado não deve influenciar no rendimento da equipe.

"Vejo essa derrota como um acidente. Analisamos o que fizemos de bom e ruim e amanhã (segunda-feira) é uma outra partida. Nossa mente está na República Tcheca e acredito que estamos que se estivermos em nosso melhor nível, os rivais terão que estar muito bem para vencer nosso time. Tudo dependerá do que podemos fazer em nível individual e coletivo."

Além disso, o clima ficou pesado após a notícia de que o goleiro De Gea teria se envolvido em um caso de violência sexual ao lado de outros jogadores, como o meia Isco, do Real Madrid, e Muniain, do Athletico Bilbao. O atleta do Manchester United negou qualquer envolvimento no caso. Sua presença como titular da Fúria contra a República Tcheca ainda não foi confirmada. Outra dúvida está no ataque. Vicente del Bosque não sabe se escala Nolito ou Pedro.

Na República Tcheca, o objetivo é pontuar diante da favorita Espanha. A equipe conta com os experientes Rosicky e Petr Cech, ambos do Arsenal. No entanto, a base da seleção é de jogadores desconhecidos, que atuam no próprio país. O técnico Pavel Vrba está otimista com a partida diante da Fúria.

"Não vamos à França para passear nesta Euro. Vamos atrás do sucesso e espero conseguir. Estou convencido da força desta equipe, e embora no papel não sejamos favoritos, o futebol surpreende", disse Vrba.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA X REPÚBLICA TCHECA

Local: Stadium de Toulouse, em Toulouse (França)

Data: 13 de junho de 2016

Hora: 10h (de Brasília)

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)

ESPANHA: De Gea (Casillas), Juanfran, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Fábregas e Iniesta; David Silva, Morata e Nolito (Pedro). Técnico: Vicente Del Bosque

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Suchy, Kadlec e Limbersky; Darida, Pavelka, Dockal, Sural e Rosicky; Lafata. Técnico: Pavel Vrba

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos