Topo

Euro: Norte da França em alerta para confronto entre russos e ingleses

14/06/2016 09h02

As novas medidas de segurança da Eurocopa serão colocadas à prova nos próximos dois dias no Norte da França. Afinal, nesta quarta-feira, a Rússia enfrentará a Eslováquia na cidade de Lille. E nesta quinta-feira, será o dia de Inglaterra x País de Gales, em Lens. A distância entre as duas cidades é de apenas 40 km, o que significa enorme possibilidade de encontro de hooligans russos e ingleses, que se envolveram na mais grave briga do torneio, no sábado passado em Marselha - quando as seleções se enfrentaram - e que teve 35 feridos (quatro com gravidade) e centenas de vândalos dos dois países detidos (dois ingleses já receberam penas que variaram de dois a três meses de prisão e 20 russos foram deportados).

Nas duas cidades e nas estradas que as ligam o policiamento será reforçado e a venda de bebidas alcoólicas e bebidas em garrafas estão proibidas.

As autoridades trabalham com a certeza de que ocorrerão enfrentamentos, mesmo com as ameaças da Uefa de até desclassificar a seleção que tiver arruaceiros envolvidos em brigas. Para piorar, Igor Lebedev, integrante do Comitê Executivo da União Russa de Futebol, em vez de criticar os brigões de seu país, praticamente assinou a liberação para novas confusões. "Não vejo nada de errado torcedores brigarem. Bem feito para eles " disse o cartola em seu twitter.

.- Sabemos que os torcedores que se envolvem em brigas estarão nos jogos. O que temos de fazer refinar nosso dispositivo de segurança, que será extremamente duro nos próximos dias. A França não pode deixar em seu território que outros países não deixam fazer nos seus - disse o prefeito da região Norte Michel Lalande, que se reuniu nesta segunda-feira com lideranças das cidades e definiu as estratégias de segurança.

Brigões britânicos

?

Vale lembrar que o jogo entre Gales e Inglaterra já era considerado de risco médio antes do início da competição e passou a ser colocado como de alto risco, pois há histórico de brigas entre galeses e ingleses e Lens estará repleta deles. Afinal, a cidade francesa é bem próxima da fronteira com a Grã-Bretanha: usando o túnel do Canal da Mancha a distância para Londres é de 280km (do Rio para São Paulo é de cerca 450km) e estão sendo esperados 50 mil torcedores. Como o estádio Félix Bollaert comporta apenas 35 mil, isso significará pelo menos 15 mil vendo o jogo na Fan Zone e circulando pela cidade durante o duelo que ocorrerá na parte da tarde, às 16h (11h de Brasília).

Para evitar problemas, cerca de 50% dos restaurantes e mercados da cidade resolveram não abrir as portas entre a tarde desta quarta-feira e a manhã de sexta-feira.