Topo

Chope na vodka! Weiss faz lindo gol em vitória da Eslováquia na Rússia

15/06/2016 11h52

A Eslováquia conseguiu a sua primeira vitória na história da Eurocopa. A equipe fez uma excelente etapa inicial e bateu a Rússia por 2 a 1, em Lille. De quebra, colocou chopp na vodka do rival, uma vez que Weiss (nome também dado às cervejas de trigo) marcou um gol no triunfo - o outro foi de Hamsik, em um chutaço que ainda bateu na trave antes de entrar.

Com o resultado, a Eslováquia vai chegando a três pontos, igualando-se a País de Gales, que enfrenta a Inglaterra nesta quinta-feira, no grupo B. O English Team tem um ponto, assim como a Rússia.

A Rússia entrou em campo motivada com o empate nos acréscimos em 1 a 1 com a favorita Inglaterra. Mas parece que o entusiasmo ficou em Marselha, no Estádio Vélodrome. A Eslováquia, regida pelo maestro Hamsik, mostrava muito mais vontade e força no ataque, apesar da maior posse de bola dos russos.

Hamsik protagonizou a primeira chance de perigo ao finalizar por cima do gol. Aos poucos, Rússia equilibrou as ações, adiantando a marcação e segurando os eslovacos em seu campo. Smolov quase abriu o placar, chutando à direito do gol de Kozácik.

Mas o lance foi fogo de palha. Logo em seguida, a Eslováquia marcou. Em lindo lançamento do campo de defesa, Hamsik achou Weiss dentro da área. O camisa 7 cortou o zagueiro e bateu colocado para fazer 1 a 0. Os eslovacos seguiram em cima e chegaram ao segundo gol.

Após cobrança curta de escanteio, Hamsik recebeu na ponta esquerda, driblou o marcador e, mesmo sem muito ângulo, soltou a bomba, que ainda bateu na trave para entrar. Lindo gol do camisa 17.

Uma notícia fora de campo poderia ter afetado o andamento da partida. Alerta de bomba fez a polícia evacuar o media center. Felizmente, era apenas um tripé dentro da bolsa do jornalista. O objetivo foi explodido pelas autoridades.

A Rússia voltou mais presente no ataque tentando inverter o placar adquirido pelos eslovacos no primeiro tempo. A equipe esteve mais próxima da área rival, mas não conseguia finalizar com perigo. A estratégia eslovaca era perigosa, deixando o tempo passar, chamando o adversário para seu campo.

Sem ter o que perder, a Rússia aproveitou recuo da Eslováquia e foi para cima. Em estourada da defesa, a bola sobrou com Shatov. O meia tabelou com Shirokov e cruzou na medida para Glushakov cabecear no cantinho, sem chances para Kozácik.

A pressão russa era intensa. A Eslováquia se defendia como podia e não saía nem para os contra-ataques, aceitando a situação e chamando cada vez mais a Rússia para seu campo. Por pouco, não repetiu o feito diante da Inglaterra, quando empatou nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA

RÚSSIA 1 X 2 ESLOVÁQUIA

Local: Estádio Pierre Mauroy, em Lille (França)

Data: 15 de junho de 2016 (Quarta-feira)

Horário: 10h (de Brasília)

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)

Cartões amarelos: Durica (ESL)

GOLS: Weiss - 31'/1°T (0-1), Hamsik - 45'/1°T (0-2), Glushakov - 34'/2°T (1-2)

RÚSSIA: Akinfeev, Smolnikov, Berezutski, Ignashevich e Schennikov; Neustädter (Glushakov - intervalo), Golovin (Mamaev - intervalo) e Shatov; Smolov, Kokorin (Shirokov - 30'/2°T) e Dzyuba. Técnico: Leonid Slutsky.

ESLOVÁQUIA: Kozácik, Pekarík, Skrtel, Durica e Hubocan; Pecowsky, Kucka, Mak (Duris - 35'/2°T), Hamsik e Weiss (Svento - 27'/2°T) ; Duda (Nemec - 21'/2°T). Técnico: Jan Kozak.