Topo

Alemanha esbarra na falta de criatividade e só empata

16/06/2016 17h51

A Polônia mostrou à Alemanha que não é ingênua. Nesta quinta-feira, no Stade de France, os polacos amarraram o jogo contra a tetracampeã do mundo para arrancar um empate sem gols e permanecer em situação cômoda no Grupo C da Eurocopa. Já a favorita deixou a desejar muito no setor ofensivo.

A chave está embolada. Os germânicos seguem na liderança, com quatro pontos. A Polônia tem a mesma pontuação, mas fica em segundo pelo saldo de gols inferior. A Irlanda do Norte soma três, enquanto a Ucrânia segue zerada.

A Alemanha mostrou-se uma equipe muito paciente para trocar passes e buscar os espaços necessários para atacar a Polônia. Os primeiros minutos foram de pressão mais intensa pelos lados, com bolas alçadas, entrada dos meias na pequena área e perigo para a meta adversária. Depois, os germânicos passaram a centralizar mais o jogo. A dificuldade para penetrar na área rival aumentou a partir daí.

Os poloneses sobreviveram durante a primeira etapa, muito bem colocados na defesa, sem prioridade para avançar à frente. Poucas vezes, o artilheiro Lewandowski quase não foi notado. Quando pegou na bola, ou foi travado, ou recuou para buscar a bola.

O primeiro tempo terminou sem os goleiros praticarem nenhuma defesa.

Mesmo com um meio de campo formado por Kroos, Draxler, Özil, Götze e até Müller, faltou criatividade à seleção alemã. Deste modo, o técnico Joachim Löw lançou o atacante Schürrle e Mario Gomez para ter mais possibilidade de finalização e ganhar "na marra" durante o segundo tempo.

Fabianski, chute forte de Özil, salvou a Polônia, que passava a gostar cada vez mais do jogo a medida em que a Alemanha não encontrava um caminho eficiente para atacar. O relógio andou depressa para os germânicos. O apito final deixou uma sensação de dever incompleto para os atuais campeões do mundo.

FICHA TÉCNICA:

ALEMANHA 0 x 0 POLÔNIA

Local: Stade de France, em Saint-Denis (FRA)

Data e hora: 16 de junho de 2016, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Björn Kuipers (HOL)

Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

Cartão Amarelo: Khedira, Boateng, Özil (ALE); Grosicki, Maczynski (POL)

Cartão Vermelho: -

Gols:

ALEMANHA: Neuer, Höwedes, Boateng, Hummels e Hector; Khedira, Kroos, Draxler (Mario Gomez, 25'/2ºT), Özil e Götze (Schürrle, 20'/2ºT); Müller. Técnico: Joachim Löw.

POLÔNIA: Fabianski, Piszczek, Glik, Pazdan e Jedrzejcyk; Krychowiak, Blaszczykowski (Kapustka, 34'/2ºT), Maczynski (Jodlowiec, 30'/2ºT) e Grosicki (Pesko, 41'/2ºT); Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.