Topo

IAAF define situação da Rússia nos Jogos Olímpicos nesta sexta

16/06/2016 19h51

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam apenas no dia 5 de agosto, mas esta sexta-feira é um dia decisivo para o atletismo da Rússia. O conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) se reúne em Viena (AUT) para definir se o país poderá disputar a modalidade.

Os russos foram suspensos de todas as competições internacionais em novembro do ano passado após a divulgação de um esquema de doping sistemático no atletismo do país patrocinado pelo governo.

A Agência Mundial Antidoping (Wada) fez uma série de pedidos para a Rússia se adequar às normas da entidade internacional. Os russos, inclusive, já confirmaram que diversas ações já foram tomadas.

- No fim do dia, preenchemos todos os critérios, tudo o que foi pedido para a gente. Todos os atletas estão sendo controlados. Foram apresentados cem critérios para a gente, e na minha opinião, preenchemos todos eles - afirmou o ministro do esporte russo, Vitaly Mutko, em entrevista à agência de notícia Interfax.

Em meio a tudo isso, a Federação de Atletismo do Canadá enviou uma carta aberta à IAAF pedindo uma punição aos russos nesse caso.

Já o Comitê Olímpico Internacional prefere não opinar sobre isso.

- Não irei especular sobre a decisão. Está nas mãos da IAAF. Estamos aguardando - afirmou o presidente da entidade, Thomas Bach.