Cavaliers iguala Lakers e Knicks e força Jogo 7 nas Finais após 50 anos

Os fãs do esporte da bola laranja já estão cansados de ouvir esse fato, mas nunca na história das Finais da NBA uma equipe conseguiu reverter a desvantagem após sair perdendo a série por 3 a 1 - tal reabilitação aconteceu dez vezes nos playoffs, mas nunca nas Finais. No próximo domingo, o Cleveland Cavaliers terá a chance de alcançar o feito inédito. Graças a uma atuação majestosa de LeBron James na noite de quinta - com direito a 41 pontos, 11 rebotes e oito assistências -, a equipe bateu o Golden State Warriors por 115 a 101, em Cleveland, e forçou o sétimo e último jogo da série.

Mesmo o empate é raro: das 18 temporadas em que as Finais foram decididas em sete jogos, foi apenas a terceira na história em que uma equipe foi capaz forçar o sétimo jogo após sair perdendo por 3-1. O New York Knicks o fez contra o extinto Rochester Royals em 1951, e o Los Angeles Lakers repetiu o feito contra o Boston Celtics em 1966. Tanto Knicks quanto Lakers, contudo, acabaram derrotados na finalíssima.

A partida que decidirá o dono da taça será realizada em Oakland, na Califórnia, já que os Warriors tiveram a melhor campanha na temporada regular - por acaso, também a melhor campanha da história da NBA, com 73 vitórias e apenas 9 derrotas, superando o 72-10 do Chicago Bulls-1996 de Michael Jordan. É válido lembrar que o MVP Stephen Curry foi o maestro da campanha e entrou para a história ao anotar 402 cestas de três na temporada regular, 116 a mais do que as 286 que o levaram ao topo do ranking em 2014-15.

Para quebrar o tabu e erguer o troféu inédito para Cleveland, LeBron e companhia terão que vencer, também, o retrospecto dos visitantes. Como citado acima, as Finais tiveram sete jogos em 18 temporadas. E em apenas três o time visitante foi capaz de superar o mandante. A última ocorreu em 1978, quando o Washington Bullets venceu os Supersonics em Seattle.

A missão dos Cavaliers e de LeBron não será fácil. No entanto, a temporada 2015-16 tem se mostrado muito promissora no quesito quebra de recordes...

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos