Veja a situação de todos os grupos da Eurocopa após duas rodadas

Já se foram duas rodadas da fase de grupos da Eurocopa, e aos poucos a situação vai se definindo. Por enquanto, três gigantes do Velho Continente já se garantiram nas oitavas de final: Itália, França e Espanha. Confira abaixo como estão todas as chaves e a situação de cada uma.

No Grupo A da Eurocopa, a França tem seis pontos e já está classificada. Na última rodada, enfrenta a Suíça, que está na segunda posição. Caso empatem, permanecem com essas colocações, sem correrem riscos de a Romênia passar. A Albânia só passa se conseguir ser um dos melhores terceiros, o que é improvável. As partidas serão neste domingo.

A chave seguinte ainda está embolada. Ninguém está classificado, e ninguém está eliminado. A Inglaterra tem quatro pontos, e se vencer a Eslováquia, três, se garante na liderança. Caso os eslovacos vençam, passam. País de Gales também tem três e tem uma campanha igual. Pega a Rússia e precisam vencer. Um empate na outra partida deixaria a seleção de Bale na liderança. A rodada do Grupo B será na segunda-feira.

No Grupo C, a Alemanha lidera com quatro pontos e só supera a Polônia nos critérios de desempate. A Irlanda do Norte vem logo atrás com três, e a Ucrânia não pontuou e está eliminada. Na rodada final, que será na terça-feira, o time de Lewandowski enfrenta os ucranianos, enquanto os atuais campeões mundiais pegam os britânicos.

A Espanha já está classificada pelo Grupo D. Tem seis pontos e está na boa. Na rodada final pega a Croácia com quatro. Um empate garante a Fúria na ponta e os da camisa quadriculada classificados. A República Tcheca tem um e pega a quase eliminada Turquia. Precisa vencer e torcer para a Roja, ou apenas ganhar e pensar em ser um dos melhores terceiros. Os jogos serão na terça-feira.

Pelo Grupo E, a Itália venceu duas vezes e já está classificada. Na última rodada, pega a Irlanda do Norte, que tem um ponto e precisa ganhar, e torcer por empate no outro jogo, desde que vença a Azzurra por quatro gols de diferença, ou vitória dos suecos, precisando tirar uma distância de dois, também no mesmo critério. Já a Bélgica passa com vitória simples sobre o time de Ibrahimovic, ou empate, desde que os irlandeses não aprontem. Os escandinavos passam com vitória, mas também sem uma surpresa da Irlanda. A rodada acontece na quarta.

No Grupo F, a Hungria lidera com quatro pontos, e se garante nas oitavas de final com um empate. Na última rodada, que também será na quarta-feira, pega Portugal, que é o terceiro. Em caso de vitória lusitana, a seleção das quinas avançam. Com dois pontos, a Islândia deixa a equipe de Cristiano Ronaldo atrás nos critérios de desempate. Com vitória sobre a Áustria, passa. Os austríacos precisam vencer e: torcer por vitória dos húngaros, ou de Portugal, desde que tira uma diferença de quatro no saldo de gols.

Além dos dois líderes de cada grupo, avançam os quatro melhores terceiros colocados. Por enquanto seriam: Irlanda do Norte, Eslováquia, Portugal e República Tcheca. As oitavas de final começam no sábado que vem.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos