Indefinições e trabalho pesado: o primeiro dia de Cristóvão no Timão

Cristóvão Borges chegou ao Corinthians mostrando trabalho. Após se apresentar aos jogadores em reunião na parte interna do CT Joaquim Grava, o novo treinador foi a campo e dirigiu sua primeira atividade, de cerca de duas horas de duração. O trabalho desta segunda-feira foi dividido em três partes: treino físico, técnico e específico, e contou com apenas 12 jogadores em campo. O reduzido número de peças se explica facilmente: Cristóvão tem seis desfalques certos (Walter, Cristian, Elias, Danilo, Bruno Paulo e Balbuena) e quatro dúvidas (Cássio, Matheus Vidotto, Vilson e Giovanni Augusto) para seu jogo de estreia, na próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG.

A maior indefinição é no gol. Sem Walter, que trata uma lesão na perna direita e ficará um mês fora, o novo técnico do Timão tem dúvidas em relação a Matheus, em fase final de recuperação de uma cirurgia de hérnia, e Cássio, que apresentou um quadro infeccioso, com suspeita de sinusite, e não treinou em campo nesta segunda-feira. Os goleiros do treinamento foram Caique França, que jogou o segundo tempo contra o Botafogo, e Luan, da base - Matheus Vidotto participou só de uma parte da atividade. A expectativa do clube, porém, é contar com Cássio no Mineirão.

Na linha, Cristóvão espera ter Vilson e Giovanni Augusto, que entrariam nas vagas ocupadas por Pedro Henrique e Lucca, respectivamente, na vitória por 3 a 1 diante do Botafogo. O primeiro treinou com bola, mas sem contato com outros jogadores, e o outro só correu ao redor do gramado. Caso participem do treino desta terça-feira ambos reforçarão o Corinthians na décima rodada do Brasileirão. Quem não apareceu em campo nesta segunda foram o zagueiro Yago e o atacante André. Segundo o clube, eles participaram de trabalhos na parte interna e não são dúvidas para enfrentar o Galo.

Cristóvão e seu auxiliar, Cassiano de Jesus, se mostraram bem participativos no trabalho em campo. Além de conversarem repetidas vezes com Fabio Carille e Fernando Lázaro, os auxiliares da comissão técnica fixa do Corinthians, os dois estiveram no comando das duas horas do treinamento, e voltam aos trabalhos nesta terça-feira, às 15h30, para o treino que define quem enfrenta o Atlético-MG na estreia do substituto de Tite.

CONFIRA COMO FOI O TREINO DESTA SEGUNDA PASSO A PASSO

TRIANGULAÇÃO - Princípio trabalhado por Tite foi explorado por Cristóvão Borges em seu primeiro treino no Timão. Ele cobrou dinâmica, precisão nos passes e velocidade dos 12 jogadores que participaram divididos em grupos de quatro: Vilson, Marlone, Willians, Camacho, Léo Santos, Léo Príncipe, Matheus Pereira, Rildo, Arana, Isaac, Maycon e Luciano.

PASSE - Depois do trabalho de triangulação, Cristóvão dividiu os 12 jogadores em dois grupos de cinco, sendo que dos dois que restaram um foi curinga da atividade e outro, o zagueiro Vilson, fez trabalho separado por ainda não poder ter contado. "Toca e movimenta" foi uma instrução constante do treinador, que exigiu pressão na saída de bola e qualidade nos passes. "Tem que jogar mais rápido", "na saída de bola o jogo é simples, não tem que esperar marcação chegar", foram outras orientações ouvidas. Cristóvão fez elogios a diversos jogadores, especialmente Rildo, Marlone e Willians, e também cornetou os erros de outros, como Léo Santos e Luciano.

FINALIZAÇÃO - Encerrado o treino técnico de triangulações e passes, Cristóvão observou um trabalho de finalizações, apenas com os jogadores de ataque em campo. A atividade foi dirigida pelo auxiliar Cassiano de Jesus, que mostrou bom repertório ao dizer o nome de praticamente todos os jogadores, inclusive alguns que não costumam ter muitas chances, como Isaac e Léo Príncipe.

DESTAQUE DO DIA - Rildo foi um dos jogadores mais participativos do primeiro treino de Cristóvão Borges. O camisa 19 chegou a dar um susto ao receber uma entrada no tornozelo direito, o mesmo que acaba de recuperar de lesão, e ficou caído no gramado. Poucos segundos depois, levantou e seguiu treinando. Ele fez um golaço em determinado momento, com drible da vaca em Isaac e conclusão por cima do goleiro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos