Fúria perde pênalti, leva virada e deve pegar a Itália nas oitavas

A Espanha repetiu a escalação pela terceira vez nesta Euro. Porém, diferentemente dos outros dois jogos, saiu derrotada. Croácia por 2 a 1, de virada, nesta terça-feira, no Stade de Bordeaux. A Fúria teve chances para evitar o fracasso, pois saiu na frente logo no início com um gol de Morata e perdeu boas chances no primeiro tempo. Além disso, desperdiçou um pênalti com Sério Ramos na etapa final quando o jogo estava 1 a 1.

Só que a Croácia também fez um jogo de muita qualidade na marcação e com velocidade no ataque, com Kalinic e Perisic inspirados. Kalinic empatou o jogo no fim da etapa inicial escorando de chapa um cruzamento de Perisic. Aos 41 da etapa final, foi Kalinic quem deu a bola para a bomba de Perisic que definiu o 2 a 1 para a Croácia e colocou o time em primeiro lugar no Grupo D, aguardando um dos terceiros colocados. Já a Espanha, com a segunda posição, provavelmente enfrentará a Itália nas oitavas.

O JOGO

?

O primeiro tempo foi muito bom. A Espanha teve o domínio da bola, como sempre, mas a Croácia, ao adiantar bem a marcação (algumas vezes com nove depois da sua linha de meio de campo), fez a Fúria errar muitos passes. Mas o time espanhol teve uma grande vantagem, pois saiu na frente logo no primeiro bom ataque, aos seis minutos, numa trama excelente de David Silva e Fàbregas, que tocou para Morata apenas empurrar para a rede.

Só que a Croácia também era muito boa com a bola no pé e foi criando as suas melhores oportunidades justamente quando roubava a bola na defesa do rival. Busquets (duas vezes) Ramos e de Gea erraram feio. Em dois desses lances, quase gol: Rakitic aproveitando o vacilo de de Gea e tocando por cobertura com a bola batendo no travessão e na trave direita do goleiro, que voltou para defender; E com Kalinic aproveitando o erro de Sérgio Ramos e chutando para defesaço de De Gea.

Depois dos 20 minutos, a Espanha tratou de tentar nas infiltrações, chegar na cara do goleiro rival. Conseguiu algumas vezes, mas Morata, David Silva e Nolito falharam nos arremates. A Croácia buscava mais a velocidade e dava trabalho atacando pelos flancos. Foi assim que aos 44 minutos Perisic fez uma jogada sensacional em cima de Juanfran e cruzou para Kalinic - que se antecipou a Sérgio Ramos - tocar de chapa, num belo gol.

No segundo tempo a Croácia, atacando de frente para a sua barulhenta torcida, voltou com tudo, conseguindo recuar toda a Espanha no seu campo e quase desempatar em lances com Jedvaj e Pjaca, este tentando uma bicicleta.

Depois de dez minutos, a Espanha voltou a retomar seu jogo de toque de bola, com a Croácia fazendo uma linha de cinco atrás, mas com quatro jogadores em bolo fechando os jogadores próximos à bola. Com isso, somente em bola parada, como no escanteio que Silva bateu para Sérgio Ramos cabecear para fora, os ataques de perigo rarearam.

Até que veio a jogada do pênalti esquisitão no choque entre Vrsaljko e David Silva. A cobrança de Sérgio Ramos foi defendida por Subasic, que se adiantou quase até a pequena área. O jogo voltou a pegar fogo, agora com jogadas mais ríspidas.

Aos 41, com a Espanha em cima, a Croácia armou o contra-ataque fatal. O chutão de Pjaca achou Kalinic e este tocou para Perisic que disparava pela esquerda. O chute foi cruzado, sem chance para De Gea. A Croácia virava o jogão em Bordeaux.

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 2 X 1 ESPANHA

EUROCOPA-2016 - GRUPO D - 3ª RODADA

DATA E HORÁRIO: 21/6/2016 - 16h (de Brasília)

LOCAL: Stade de Bordeaux, Bordeaux (FRA)

JUIZ: Björn Kuipers (HOL)

AUXILIARES: Sander van Roekel E Erwin Zeinstra (Ambos da Holanda)

CARTÕES AMARELOS: Rog, Vrsaljko, Srna Rakitic (CRO)

GOLS: Morata, 6'/1ºT (0-1), Kalinic, 44'/1ºT (1-1), Perisic, 41'/2ºT (2-1)

CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Corluka, Jedvaj e Srna; Rakitic, Rog (Kovacik, 36'/2ºT), Badelj, Pjaca (Cop, 46'/2ºT)) e Perisic (Kramaric, 47'/2ºT) ; Kalinic. TEC: Ante Cacic

ESPANHA; De Gea; Juanfran, Piqué, Ramos, Alba; Busquets, Iniesta e Fàbregas (Thiago Alcântara, 37'/2ºT); David Silva, Nolito (Bruno Soriano, 14'/2ºT) e Morata (Aduriz, 20'/2ºT). TEC: Vicente del Bosque

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos