Polônia bate a zerada Ucrânia e passa às oitavas da Euro de forma inédita

Histórico. O belo gol de Kuba Blaszczkowski deu nesta terça-feira a vitória da Polônia sobre a já eliminada Ucrânia, por 1 a 0, no Stade Vélodrome, pela última rodada do Grupo C da Eurocopa. Com o segundo triunfo na competição, os poloneses chegam a sete pontos, ficam em segundo (devido a saldo de gols inferior) e avançam de maneira inédita às oitavas.

A Alemanha, que derrotou a Irlanda do Norte, terceira colocada e ainda com esperança de se classificar como uma das melhores da posição, também por 1 a 0. Este confronto foi realizado simultaneamente e fez com que os atuais campeões do mundo terminassem a primeira fase na liderança.

O primeiro tempo da partida entre ucranianos e poloneses foi marcado pelo maior domínio das ações da Ucrânia, que apresentou um maior volume e, mesmo sem ser efetiva nas criações de jogadas, terminou a etapa inicial com mais de 60% de posse de bola. Porém, nada de marcar o primeiro gol na competição.

A ótima postura dos já eliminados ucranianos se manteve no começo da segunda etapa. No entanto, a entrada do arisco Blaszczkowski, da Fiorentina, surtiu efeito rapidamente. Logo aos nove minutos, o ex-Borussia Dortmund fez um belíssimo gol, após receber na área, cortar para a canhota e acertar na gaveta da rede adversária.

A esta altura, a Polônia igualava o número de pontos da Alemanha, que já vencia a Irlanda do Norte por 1 a 0, no Parc des Princes. Sabendo que precisava de mais dois gols para terminar a primeira fase em primeiro do grupo, a equipe de Adam Nawalka se motivou e começou a tomar iniciativa.

Mas em vão, até pela ofensividade dos rivais e um Lewandowski apagado. No fim, triunfo suado da Polônia por um gol de diferença e o direito de, pela primeira vez em três edições disputadas, avançar às oitavas da Euro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos