Topo

Turquia surpeende, elimina tchecos e agora espera resultados

21/06/2016 18h10

A Turquia entrou em campo com duas derrotas na Eurocopa, o que a deixou com chances muito remotas de classificação.Para isso, era preciso superar a República Theca e torcer por uma combinação de resultados para poder assegurar uma vaga entre os melhores terceiros colocados. Com boas atuações de Arda Turan e Mor, os turcos fizeram a sua parte e venceram por 2 a 0. Já os tchecos estão fora da Euro-2016 após somar apenas um ponto em três jogos e terminar em último do grupo D.

A República Tcheca é uma equipe bem organizada, que toca bem a bola, mas peca na hora de criar, sobretudo quando se depara com times bem fechados e jogam por uma bola encaixada em contra-ataque. E não demorou muito para que a proposta turca fizesse efeito. Aos nove minutos, o craque do Barcelona, Arda Turan puxou um contra-ataque pela direita, tocou para o atacante Mor, que ajeitou para Yilmaz abrir o placar. Bela finalização!

Se construir jogadas estava complicado, restava aos tchecos apostar em jogadas individuais, bolas paradas e chutes de longa distância. E foi assim que eles encontraram as duas melhores oportunidades do primeiro tempo.

Na melhor delas, Darida arriscou de fora da área, a defesa turca desviou e mandou para escanteio. Na cobrança, Sivok cabeceou e tirou tinta da trave. Também chutando de longe, Plasil foi o responsável pela outra, mas o goleiro Babacan se esticou todo e fez uma linda defesa. Por pouco, não saiu o empate.

O jogo, porém, estava equilibrado e os turcos mantiveram sua aposta nos contra-ataques. No mais perigoso, Topal chutou para fora.

Na segunda etapa, o mesmo cenário: República Tcheca com dificuldades para criar e a Turquia apostando nos contra-golpes. Diferentemente do primeiro tempo, saiu o equilíbrio nas oportunidades criadas e entrou o domínio turco, que marcou o segundo em uma jogada de bola parada: aos 19 minutos, a zaga tcheca afastou mal uma falta cobrada dentro da área e ela sobrou para Tufan ampliar o marcador. 2 a 0.

Outras duas grandes oportunidades teve o time turco na segunda metade: Mor também fez uma boa jogada quando recebeu uma bola invertida pela direita, driblou dois zagueiros, mas chutou para fora. Na outra, Arda Turan, de cabeça, também teve uma boa oportunidade.

A República Tcheca começou a correr atrás do prejuízo e fez uma pressão nos minutos finais, mas sem eficiência.

FICHA TÉCNICA

REPÚBLICA TCHECA X TURQUIA

Local: Stade Bollaert-Delelis, em Lens (França)

Data e hora: 21/06/2016 às 16h(Brasília)

Árbitro: William Collum (Escócia)

Assistentes: Damien MacGraith (Irlanda) e Francis Connor (Escócia)

Cartões Amarelos: Plasil,Pavelka e Sural(TCH); Balta e Koybasi(TUR)

Cartões Vermelhos: Não houve

Gols: 1°: 9' Yilmaz(TUR); 2°: 23'(TUR)

REPÚBLICA TCHECA: Petr Cech; Pavel Kaderabek, Roman Hubnik, Tomas Sivok e David Limbersky; Plasil, Necid, Ladislav Krejci, Skalak e Darida; David Lafata (Skoda). Técnico: Pavel Vrba

TURQUIA: Babacan; Gönül, Topal, Balta e Erkin; Ínan, Tufan, Çalhanoglu, Özyakup e Arda Turan; Yilmaz. Técnico: Fatih Terim