Central aposta em marketing e espera reviver passado glorioso

A cidade de Caruaru é conhecida por sediar o "maior São João do mundo". E é justamente nesse período de festa, que acontece durante todo o mês de junho, que o Central começou sua participação na Série D do Campeonato Brasileiro.

O alvinegro venceu as duas partidas que fez até agora na competição, mas o que nem todos sabem é que a equipe quase abriu mão da disputa por falta de condições financeiras. Foi quando a gestão da equipe foi passada à empresa LM03 Sports & Marketing, que se tornou responsável pelo futebol e marketing da Patativa. Apesar de os triunfos dentro de campo já estarem aparecendo, fora dele o desafio está apenas no início.

- O Central é um time muito tradicional e que possui um patrimônio significativo (o terceiro maior de Pernambuco, à frente do Santa Cruz em valores absolutos). Apesar disso, quando chegamos, notamos que havia uma certa desconfiança da torcida e da imprensa com relação ao clube e precisamos agir imediatamente para começar a remediar essa situação - afirmou Oswaldo Botrel, responsável por gerir o marketing do alvinegro do Agreste.

Os desafios são muitos, porém Botrel diz que aos poucos estão sendo superados, mas conta com mais apoio do comércio local para que a Patativa alce voos mais altos em médio prazo.

- As primeiras barreiras foram superadas com sucesso. Identificamos alguns problemas e conseguimos resolver, especialmente o distanciamento que a imprensa passou a ter do clube nos últimos anos. Criamos um departamento de comunicação que começou a atender essa demanda e hoje já está funcionando de uma maneira satisfatória. Não tenho dúvidas de que podemos fazer muito mais, especialmente se conseguirmos unir o empresariado da cidade em torno do time. Não apenas para patrocinar, mas também para contribuir com ideias e ações. Temos a ideia de criar um conselho de marketing para o clube, com gente capacitada e que possa ajudar a desenvolver e executar projetos.

Mineiro, Oswaldo se espantou com o carinho da população de Caruaru com o Central. E, dentre todas as histórias dos dias gloriosos da Patativa, já elegeu dois deles como inspiração para a equipe.

- Todo centralino tem na ponta da língua os principais momentos de glória da equipe. Sempre ouço histórias sobre quando o time foi campeão da Série B do Brasileiro e quando ganhou do Flamengo de Zico no Lacerdão. Me mandaram o vídeo no YouTube e tudo. São coisas das quais todos têm orgulho e é esse orgulho que precisamos retomar - comentou.

Para alcançar seus objetivos, o gestor de marketing aposta na paixão do caruaruense pela Patativa.

- Caruaru tem carinho enorme pelo Central, mas notamos que havia uma certa tristeza do pessoal por conta da últimas campanhas realizadas pelo time. Mas queremos essa torcida nos apoiando. Por isso, alem de montar um bom time, precisamos criar atrativos para estimular os centralinos a acreditarem nesse projeto, melhorando o estádio, disponibilizando produtos oficiais e mostrando a eles o quão importantes eles são nesse processo todo. Precisamos muito do torcedor ao nosso lado - completou Botrel.

Após vencer o Guarani de Juazeiro e o Parnahyba-PI, a equipe enfrenta agora o tradicional CSA, em Maceió, em jogo válido pela terceira rodada da Série D. Líder do grupo A6, a Patativa tem 6 pontos, contra 3 de CSA e Parnahyba e 0 do Guarani.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos