Topo

Comitê Rio-2016 aguarda instruções da Wada sobre laboratório descredenciado

24/06/2016 15h29

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro recebeu uma notícia inesperada nesta semana com o descredenciamento do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) anunciado nesta sexta-feira pela Agência Mundial Antidoping (Wada). Agora, os organizadores da Rio-2016 aguardam um posicionamento do órgão internacional sobre o caso já o que o LBCD receberia os testes da Olimpíada.

- Nosso compromisso com os Jogos limpos não muda. Estamos esperando Wada dizer como o controle será feito. O laboratório está pronto, mas detectaram um erro de informação e ele foi suspenso. A Wada vai dizer para gente se muda o laboratório, muda o staff, se faz os testes em um local do exterior... Talvez, possam existir outras opções. Vamos esperar a determinação da Wada - afirmou o diretor de comunicação do Comitê Rio-2016, Mário Andrada ao site do LANCE!.

Apesar de a Agência Mundial Antidoping ter anunciado somente nesta sexta-feira a suspensão do laboratório brasileiro, os organizadores dos Jogos Olímpicos no Brasil ficaram sabendo do problema no dia anterior após um contato do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Agora, além da definição de onde serão realizados os testes antidoping, fica a dúvida de como serão os gastos caso os exames precisem ser enviados para fora do país.

- Nesse caso, vamos ter uma conversa. Mas temos condições de arcar - resumiu Andrada.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam no dia 5 de agosto deste ano. O LBCD também vinha realizando diversos testes fora de competição para evitar o uso de substâncias proibidas pelos atletas. O COI tem como principal meta diminuir ao máximo os casos de doping no esporte. Assim como os organizadores da Rio-2016.

- Temos um compromisso superior que é controlar o doping. Vai dar mais trabalho, mas vamos indo. Mas é muito melhor pegar isso agora do que com os Jogos em andamento. Mas não era o que pretendíamos ter nesse momento - declarou Andrada.