Topo

Pior entre os classificados, Portugal enfrenta a 'sensação' Croácia

24/06/2016 16h12

Única seleção que conseguiu a classificação sem nenhuma vitória em toda história da Eurocopa, Portugal precisa urgentemente de uma resposta à modesta campanha na fase de grupos. Neste sábado, às 16h (horário de Brasília), mesmo com Cristiano Ronaldo e companhia os lusitanos não são favoritos no duelo contra a Croácia, em Lens, pelas oitavas de final da competição.

Se o momento joga contra, Portugal tem um histórico implacável contra a seleção xadrez. Em três confrontos, três triunfos dos ibéricos, um deles, por 3 a 0, na Eurocopa de 1996. Nos outros dois, resultados de 1 a 0 e 2 a 0, em amistosos.

- Temos uma final pela frente e vamos ganhá-la, com garra e determinação. Não vi nenhuma seleção que não tenha nada a melhorar. Nós, a Bélgica e a Cróacia somos equipes que tinham ambições, mas não eram consideradas favoritas. É preciso encontrar a chave para que o time seja mais ofensivo, sem tornar-se mais frágil defensivamente. É uma questão de encontrar os jogadores certos e a solução ideal na frente - disse o técnico Fernando Santos.

A seleção portuguesa passou a semana com muitas dúvidas sobre os 11 titulares. As principais residem no meio de campo. William no lugar de Danilo? A joia Renato Sanches na vaga do experiente João Moutinho? Quaresma substituirá André Gomes? Da escalação, sabe-se apenas um setor: o ataque terá Cristiano Ronaldo e Nani.

A Croácia desbancou a Espanha por 2 a 1, de virada, e virou o "time do momento" desta Eurocopa. Invicta, com duas vitórias e um empate, a equipe já foi apontada como favorita ao título. Exagero? O técnico Ante Cacic diz que não.

- Temos grandes ambições por tudo o que fizemos nos três jogos da fase grupos. Queremos ir o mais longe possível - afirmou Cacic, que admitiu pensar em um esquema especial para conseguir contar o ímpeto de Cristiano Ronaldo.

Para o duelo contra Portugal, a Croácia terá a volta do volante Modric, fora da vitória sobre a Fúria por conta de uma pequena lesão na perna esquerda.

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA x PORTUGAL

Local: Stade Bollaert-Delelis, em Lens (FRA)

Data e hora: 25 de junho de 2016, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Referee Carlos Velasco Carballo (ESP)

Auxiliares: Roberto Alonso (ESP) e Juan Yuste (ESP)

CROÁCIA: Subasic; Srna, Corluka, Jedvaj e Vrsaljko; Rog, Modric; Rakitic, Perisic e Pjaca; Kalinic. Técnico: Ante Cacic.

PORTUGAL: Rui Patricio; Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Eliseu (Guerreiro); André Gomes, William Carvalho (Danilo), João Moutinho (Ranto Sanches) e João Mário; Cristiano Ronaldo e Nani. Técnico: Fernando Santos.