Topo

Sem chance via Draft, brasileiro espera Liga de Verão da NBA

24/06/2016 11h19

O sonho da NBA não acabou para Leonardo Demétrio. O ala-pivô brasileiro, que acompanhou o Draft ao vivo no LANCE! nessa quinta-feira e não foi selecionado por nenhuma franquia, agora é considerado agente livre na liga profissional americana e aguarda convites para disputar as Ligas de Verão.

- A NBA é uma meta e um sonho para mim. Vou continuar trabalhando firme para estar pronto se a oportunidade aparecer - disse Demétrio, durante o recrutamento de calouros.

Deryk Ramos e Danilo Fuzaro, os outros dois brasileiros inscritos no Draft, também não foram selecionados.

Demétrio compareceu à redação de São Paulo do LANCE! para participar da cobertura em tempo real do Draft, que teve como comentaristas convidados Danilo Silvestre e Denis Botana, do blog Bola Presa, Luís Araújo, do blog Triple-Double, e Vitor Camargo, do blog Two-Minute Warning. Durante o evento, contou os bastidores de sua transferência para a Espanha.

O ala-pivô, de 22 anos de idade e 2,08m de altura, começou a última temporada, sua quinta como profissional, jogando pelo Minas. No NBB, apresentou médias de 10,8 pontos e 5,6 rebotes em 22,9 minutos por exibição.

No fim da temporada, aconteceu a grande mudança na carreira de Demétrio: a transferência para o Montakit Fuenlabrada, da Espanha. O brasileiro chegou a tempo de disputar três partidas no campeonato nacional, obtendo, em média, 2,3 pontos e 2,7 rebotes em oito minutos por partida.

Agora, depois de não ser draftado, Demétrio vive a expectativa de ser convidado para jogar as Ligas de Verão por alguma franquia da NBA. Enquanto isso, pensa no próximo passo do seu desenvolvimento como jogador: aprimorar os arremessos de três pontos.

- Hoje em dia, na Europa, um cara da posição 4 não joga se não tiver arremesso. E no meu time, a filosofia é arremessar se estiver livre, não importa quanto tempo de posse ainda tivermos - contou.

Na última temporada, Demétrio teve 26,3% de aproveitamento dos arremessos de três pontos no NBB. No Espanhol, converteu a única bola que arriscou do perímetro.

Neste ano, a NBA terá três Ligas de Verão: a de Orlando, que será disputada entre 2 e 8 de julho; a de Utah, que acontece entre 4 e 7 de julho; e a de Las Vegas, que começa em 8 de julho e termina dez dias depois. Se for convidado, Demétrio precisará de autorização de seu clube para jogar, já que ainda tem dois anos de contrato para cumprir.