Topo

Líderes em estatísticas, Alan Patrick e Scarpa se enfrentam no Fla-Flu

25/06/2016 07h30

Para muitos, o clássico camisa 10 é uma posição imprescindível dentro do futebol. Para outros tantos, o conceito é ultrapassado e o jogador precisa saber desempenhar as mais diversas funções do meia armador. Independente de um ou outro, as orquestras de Flamengo e Fluminense são regidas por nomes das nova safra de meias do futebol brasileiro: Alan Patrick e Gustavo Scarpa. E os dois estão entre os mais participativos do Brasileirão.

Muito do crescimento do Flamengo dentro do Brasileirão, que culminou na entrada no G-4, se deve a Alan Patrick. Com o Rubro-Negro mudando seu esquema tático e voltando a atuar com dois meias, o camisa 19 recuperou seu espaço - foi preterido no início de temporada - e assumiu o protagonismo nos passes, cruzamentos e assistências.

O mesmo pode-se dizer em relação a Gustavo Scarpa. O jovem é a referência técnica do Fluminense desde a saída de Fred e comanda as ações ofensivas no meio-campo tricolor. É o artilheiro do elenco na atual temporada, com nove gols, e tem seu nome constantemente vinculado ao futebol europeu. Está na pré-lista da Seleção Brasileira para as Olimpíadas.

Até por isso, os dois lideram algumas estatísticas do Brasileirão. Alan Patrick e Gustavo Scarpa estão entre os três jogadores que mais acertaram cruzamentos no campeonato (18 por parte do primeiro e 33 do segundo, que lidera o quesito). Ambos também lideram no quesito passes que resultaram em finalizações: 24 do rubro-negro e 31 por parte do tricolor. Scarpa também é o jogador que mais finalizou no Brasileirão: 39 vezes, contra 22 de Alan Patrick, que é o décimo nesse quesito dentro do torneio.

Para o Fla-Flu deste próximo domingo, às 16h, que será disputado na Arena das Dunas, em Natal, a dupla é garantia de criatividade e perigo de gol por parte dos dois rivais. E quem ganha é o espetáculo.

Comparação no Brasileiro (via Footstats):

Cruzamentos:

Alan Patrick - 18 cruzamentos certos - 1,8 por jogo. 39 errados e 57 no geral.

G. Scarpa - 33 cruzamentos certos - 3,3 por jogo. 74 errados e 107 no geral

Passes para gol

Alan Patrick - 3 assistências para gol - 24 assistências para finalizações

Gustavo Scarpa - 2 assistências para gol - 31 assistências para finalizações

Finalizações

Alan Patrick - 2 gols - 11 finalizações certas - 11 erradas = 22 no total

Gustavo Scarpa - 2 gols - 10 finalizações certas - 29 erradas = 39 no total