Polônia é inferior, leva gol incrível, mas avança às quartas nos pênaltis

Intensa, dramática e com um gol antológico. Assim foi a partida que deu a classificação à Polônia para as quartas de final da Eurocopa, após baterem a Suíça nos pênaltis, por 5 a 4. O duelo, realizado neste sábado no Stade Geoffroy-Guichard, acabou 1 a 1 no tempo regular mais a prorrogação, com gols marcados por Kuba e Shaqiri - este último, uma pintura que deixou tudo igual no marcador e alongou o confronto.

Agora, a Polônia encara o vencedor do duelo entre Croácia e Portugal, que será também neste sábado. O jogo pelas quartas de final está marcado para às 16h (de Brasília), da próxima quinta-feira, no Stade Vélodrome.

O jogo

A defesa suíça começou a partida pelas oitavas desconcentrada e, logo nos primeiros segundos, quase viu o ataque adversário marcar após saída de bola equivocada. Sem goleiro, Milik desperdiçou a primeira grande chance do confronto.

Pior equipe com posse de bola da competição, a Polônia mudou a sua postura, já que finalizava bastante, tinha volume de jogo, porém não conseguia ser eficiente. Isso até a reta final da primeira etapa. Grosicki fez bela jogada pela esquerda e passou para Kuba, que vinha apagado, abrir o marcador. Por citar jogador apagado, Lewandowski, mesmo com seu time à frente, teve atuação discreta.

Após o intervalo, a Suíça veio mais agressiva, sabendo da necessidade e das dificuldades de furar a defesa polonesa, que ainda não havia levado gols nesta Euro. Shaqiri era o suíço que mais arriscava, principalmente nas jogadas individuais. E ele viu a sua estrela brilhar em Saint-Étienne.

Antes disso, a equipe do técnico Vladimir Petkovic fez alterações, era contundente e mostrava que o empate era questão de minutos. Rodríguez tentou de falta, mas parou em Fabianski, que voou e fez uma das defesas mais belas do torneio. Só que Shaqiri estava disposto a ser o personagem do duelo e mudar o destino de sua seleção.

O jogador do Stoke City, que ainda fez a bola explodir no travessão após outra cobrança de falta, acertou um lindo chute minutos depois. Ele marcou de voleio, em uma finalização absurda da entrada da área, deixando tudo igual.

Mais 30 minutos de jogo e pênaltis

A prorrogação foi marcada pela pressão da Suíça, que, assim como na reta final da segunda etapa, permaneceu no ataque. Mesmo com as equipes cansadas, os torcedores do Stade Geoffroy-Guichard ainda presenciaram uma ótima chance de vitória antes dos pênaltis.

Shaqiri (sempre ele) levantou na área e Derdiyok apareceu livre, cabeceou, mas viu Fabianski fazer mais uma excepcional defesa. Como ficou tudo igual nos 30 minutos da prorrogação, a decisão para saber quem avançaria à próxima fase foi para as penalidades máximas. Resultado: 5 a 4 para a Polônia, que contou com a precisão de seus jogadores e o solitário erro do adversário Xhaka.

FICHA TÉCNICA

SUÍÇA 1 (4) X 1 (5) POLÔNIA

EUROCOPA-2016 - OITAVAS DE FINAL

DATA E HORA: 25/6/2016 - 10h (de Brasília)

ESTÁDIO: Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne (FRA)

ÁRBITRO: Mark Clattenburg (ING)

AUXILIARES: Simon Beck e Jake Collin (Ambos da Inglaterra)

CARTÕES AMARELOS: Fabian Schär (SUI), Jedrzejczyk e Pazdan (POL)

GOLS: Kuba, 39'/1ºT (0-1) e Shaqiri, 36'/2ºT (1-1)

SUÍÇA: Yann Sommer; Stephan Lichtsteiner, Johan Djourou, Fabian Schär, Ricardo Rodriguez; Valon Behrami (Gelson Fernandes, 31'/2ºT), Blerim Dzemaili (Breel Embolo, 12'/2ºT), Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri, Admir Mehmedi (Eren Derdiyok, 24'/2ºT) e Haris Seferovic. TEC: Vladimir Petkovic

POLÔNIA: Lukasz Fabianski; Lukasz Piszczek, Michal Pazdan, Kamil Glik, Artur Jedrzejczyk, Krzysztof Maczynski (Tomasz Jodlowiec, 10'/1ºTP); Grzegorz Krychowiak, Kamil Grosicki (Slawomir Peszko, 13'/1ºTP), Kuba Blaszczkowski; Robert Lewandowski e Arkadiusz Milik. TEC: Adam Nawalka

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos