Topo

Flamengo e Fluminense duelam cem anos após clássico com invasão a campo e resultado anulado

26/06/2016 07h00

Flamengo e Fluminense se enfrentam pela terceira vez neste ano neste domingo, às 16h, na Arena das Dunas, em Natal (RN). A partida terá transmissão em tempo real pelo site do LANCE!. Há quase cem anos, as duas equipes jogaram partida que foi considerada como a primeira faísca da histórica rivalidade. Naquela ocasião, o jogo foi anulado após confusão em campo

Em partida disputada em 22 de outubro de 1916, nas Laranjeiras, o Rubro-Negro vencia o Tricolor por 3 a 2 quando o árbitro marcou pênalti contra o time da casa. A cobrança foi desperdiçada por Rienner. Logo depois, o juiz assinalou outra penalidade contra o Fluminense. Sidney bateu e Marcos de Mendonça defendeu. O árbitro mandou cobrar outra vez alegando que não havia apitado. O atleta cobrou e, novamente, Mendonça segurou, para delírio da torcida.

Mas para a surpresa de todos, o dono do apito mandou repetir o pênalti, alegando que jogadores do Tricolor invadiram a área. Revoltados, o escritor Coelho Neto e o delegado de polícia Ataliba Correia Dutra pularam a grade que separava o campo da tribunal social e correram em direção ao gramado.

Os torcedores também invadiram e causaram grande confusão nas Laranjeiras. Por isso, o clássico foi anulado, pela primeira vez na história do Campeonato Carioca.

ROBERTO ASSAF, JORNALISTA E HISTORIADOR:

'Há uma distância imensa entre um jogo de 1916 e o atual. O futebol mudou muito nesses cem anos. Não poderia ser de outra forma. Mas a essência é a mesma. Aquela rivalidade entre um clube que já estava em atividade com todos os seus esportes e outro que tinha acabado de entrar no futebol. Como todo mundo sabe, na realidade, o futebol do Flamengo foi praticamente fundado pelo pessoal que saiu do Fluminense na cisão. A rivalidade continua basicamente a mesma.

Esse jogo (de 1916) acabou com uma invasão de torcedores nas Laranjeiras. Eu me lembro que quando tomei conhecimento disso fiquei muito espantado com esse tipo de rivalidade agressiva naquela época. A confusão toda foi em torno de um pênalti contra o Fluminense. Como se diz, um pênalti duvidoso pois não se tem registro visual do lance.

Tentaram bater no árbitro na confusão, e a policia entrou em campo. A Liga Metropolitana de Sports Athléticos puniu o árbitro, que era jogador do América e nunca mais apitou. Curiosamente, o Diabo foi o campeão Carioca naquele ano.

Acredito que dentro de campo esta tenha sido a primeira faísca do clássico. Nessa época, o futebol começou a ser conhecido aqui entre 1907 e 1910. Foi quando começou a ganhar mais espaço nos jornais. Foi entrando no lugar da corrida de cavalo, do remo. Eles ainda consideravam que o futebol deveria ser apreciado como tênis. Não tinha aquele negócio de torcida gritando.

Sobre o clássico de hoje, os dois times não conseguiram convencer no Brasileiro. Meu palpite é empate.'

POSIÇÕES DIFERENTES NA TABELA:

Agora, o jogo é válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo luta para se manter entre os primeiros colocados, enquanto o Fluminense precisa vencer para não se aproximar da zona de rebaixamento. Novamente neste ano, o clássico será realizado longe do seu local de origem. O Rio não tem, no momento, estádios que possam abrigar o Fla-Flu.