Por 'boa causa', Santos volta a ter goleiro em evidência contra o Grêmio

  • Divulgação/Santos FC

    Santos tem defesa menos vazada do Brasileirão. Méritos de Vanderlei

    Santos tem defesa menos vazada do Brasileirão. Méritos de Vanderlei

Há de dois anos, o futebol perdia espaço para um crime na Arena Grêmio. A torcedora Patrícia Moreira ofendeu o então goleiro do Santos Aranha com injúrias raciais, caso que terminou na Justiça, com ela e mais três obrigados a comparecer à delegacia antes de todos jogos e o Tricolor gaúcho fora da Copa do Brasil.

Nesta quarta, às 19h30, um goleiro do Santos será mais uma vez protagonista. Desta vez por um motivo mais feliz. Vanderlei é um dos responsáveis pelo Peixe ser o dono da defesa menos vazada do Brasileiro: nove gols sofridos em 11 rodadas.

Com 19 pontos, o Santos pode chegar à liderança se vencer por dois gols de diferença. Alcançaria o Palmeiras, que tem 22 e enfrenta nesta quinta o Figueirense, mas ultrapassaria o rival no saldo.

A boa fase do camisa 1 não é refletida na tabela só nos gols sofridos. Segundo os colegas, ele tem méritos para o Peixe ter a chance de ser líder. Para retribuir, Vanderlei diz que os méritos não são só da defesa.

- Vivo bom momento, fico feliz por isso. Todo mundo está jogando bem, defesa está bem, ataque, meio, isso influencia como equipe. Não adianta só o ataque estar bem e a defesa não - analisa friamente em entrevista ao LANCE!.

Como todo bom protagonista, chega o momento de sonhar com voos maiores na carreira, como a Seleção Brasileira. Aos 32 anos, não há hora melhor para isso. O goleiro Fernando Prass, de 37 anos, foi incluído na lista de jogadores que podem ser chamados para a Olimpíada.

- Acho que quando você está bem e a equipe vive bom momento, facilita, mas também vai muito da cabeça do treinador, tem que ver o que ele pensa, que está avaliando todas as equipes, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Quem for escolhido vai servir bem à Seleção - completa.

Como se o serviço debaixo das traves não fosse o suficiente, Vanderlei tem sido cada vez mais exigido e pelos próprios companheiros. Isso porque no esquema tático que prioriza a posse de bola, até mesmo o goleiro precisa usar os pés, o que faz com que ele intensifique os treinamentos.

- Eu já fazia esse treino, mas o Dorival vem dando uma ênfase. O próprio Arzul (preparador de goleiros) também está dando ênfase a isso e precisa. Hoje em dia a gente vê que as equipes precisam do trabalho do goleiro com os pés, é uma tendência e necessidade, não só aqui como no mundo inteiro - ressalta.

Seja com os pés ou mãos, em Porto Alegre ou no Rio de Janeiro, se espera que Vanderlei siga em boa fase e que o protagonismo seja apenas por suas atuações no gol do Santos.

Confira um bate-bola exclusivo com o goleiro Vanderlei:

O fato do Prass, um goleiro de 37 anos, estar na pré-lista da Olimpíada, te anima para ser chamado para a Seleção Brasileira?

Acho que não é só idade, para ir à Seleção a gente fala que são os melhores. Tem que ver o momento, independentemente da idade. Se você esta em bom momento, tem grandes chances de ser convocado. A gente viu o caso do próprio Ricardo Oliveira, ano passado foi artilheiro e este ano também foi convocado. Quem ele convocar vai estar bem servido, seja eu ou outro, porque temos hoje grandes goleiros no Brasil. Vamos esperar para ver.

Você costuma aparecer pouco em relação a outros goleiros. Acha que isso pode atrapalhar?

No futebol, o principal é o campo. Não adianta você fazer marketing todo fora de campo se você não está fazendo seu melhor e resolvendo para sua equipe. Lógico que cada um tem seu jeito de ser, tem seu trabalho extracampo e em campo. Procuro fazer meu melhor em campo, porque é o que eu tenho que fazer, o melhor pelo Santos, e se uma oportunidade aparecer, vou agarrar.

Pretende acompanhar as convocações mais de perto?

A gente sempre acompanha, mesmo quando não é convocado, fica acompanhando pelos nossos companheiros aqui. Temos muitos convocados, outros que têm chance, estaremos na torcida. O que importa é a Seleção Brasileira estar bem, independente de quem for convocado. Estamos representando o país e isso é o mais importante.

Se o Santos é o dono da melhor defesa, você é o que? Um sócio?

É importante não tomar gol, principalmente para nós ali atras, isso valoriza nosso trabalho, mas o mérito é da equipe toda. Quando todos estão ajudando, o resultado vem.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos