Topo

Liga desconhecida, clube emergente... Conheça o novo time de Loco Abreu

30/06/2016 11h49

Mesmo próximo de completar 40 anos, em 17 de outubro, Loco Abreu segue motivado a viver novos desafios como jogador. Nesta quarta-feira, o atacante foi anunciado como o mais novo reforço do Santa Tecla FC, de El Salvador, que será o 22° clube na carreira do uruguaio. Seu novo time foi fundado em 2007, joga a Série A do país desde 2012 e já tem um título nacional: o Clausura-2015.

Loco Abreu vai jogar em um clube emergente no futebol de El Salvador, que ocupa a 99ª posição do ranking da Fifa atualmente (o ranking tem 209 países). O Santa Tecla chegou a disputar a Liga dos Campeões da Concacaf 2015-2016 após vaga obtida com seu título nacional, porém ficou em último (entre três times) no seu grupo na primeira fase da competição.

Pouco conhecida ao redor do mundo, a Primeira Divisão de El Salvador é dividida entre os torneios Apertura e Clausura, que são jogados a cada semestre. A última disputa foi o Clausura-2016 e o Dragón faturou o troféu, conquistando seu terceiro nacional. O maior campeão da Série A do país é o FAS, com 17 taças, porém o clube não levanta o caneco desde o Apertura-2009.

O novo time de Loco Abreu, o Santa Tecla, leva o nome de sua cidade sede. A cidade de Santa Tecla fica localizada na região metropolitana da cidade de São Salvador, capital do país. Santa Tecla foi fundada em 8 de agosto de 1854, por decreto do presidente José María San Martín, com o nome Nova São Salvador. Ela surgiu com intenção de substituir a cidade de São Salvador, que havia sido gravemente destruída por terremoto, como a capital da república.

Posteriormente, em 1858, o governo abandonou o projeto de transferir a capital a Nova São Salvador, mas isto não impediu o desenvolvimento da nova cidade, que se converteu em um próspero centro de produção cafeeira. Em 2003, o nome da cidade foi alterado para Santa Tecla.

O Santa Tecla FC manda seus jogos no Estádio Las Delicias, que tem capacidade para 9 mil torcedores e pertence ao município. Em seu site oficial, o clube informa que o local passou por ampliação de 6 mil lugares e destaca que o estádio tem placar eletrônico.