Topo

Daqui para cima! Após sair do Z-4, Botafogo tem semana para embalar

05/07/2016 07h00

O Botafogo se reapresenta nesta terça, em General Severiano, como em quase todas as semanas. Desta vez, porém, o clima é outro. A sensação de estar fora da zona de rebaixamento melhora o ambiente e traz otimismo para o clube. Por mais dramática que tenha sido a vitória sobre o Santa Cruz, no último domingo, ela trouxe junto outras boas notícias, como a confirmação da boa fase do ataque. Agora, é preciso manter o ritmo para continuar subindo na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

"Fica mais leve o ambiente. Só o fato de você olhar a classificação e não estar no Z4 já ajuda. Mas o que é mais importante, neste primeiro turno, é somar pontos, para depois ver onde você vai brigar", analisa o técnico Ricardo Gomes, que volta a ter uma semana livre para treinos.

E, nesta semana de preparação para o jogo contra o Coritiba, Ricardo poderá reentrosar a equipe, com os reforços recentes (Camilo e Rodrigo Pimpão) e com os retornos que terá de jogadores que estão no departamento médico. Tempo precioso num calendário apertado e para um elenco tão desacreditado.

O treinador, obviamente, não gostou do que viu de seus comandados no segundo tempo, na última rodada. Na etapa derradeira, além de ter tomado gol no início, os pernambucanos foram muito mais perigosos. Porém, ele não tira os méritos da equipe adversária, que voltou para o segundo tempo com duas alterações que mudaram o cenário da partida.

"Não podíamos tomar o segundo gol e tínhamos que voltar a dominar o jogo. Isso só aconteceu aos 25 minutos. Foi difícil, pois a mexida do Milton Mendes foi muito inteligente. A queda no segundo tempo se deve muito à melhora do Santa Cruz", entende o treinador alvinegro, cujas alterações surtiram pouco efeito.

O Botafogo se permite começar a olhar para cima, mas não pode esquecer que está exatamente onde o próximo adversário gostaria de estar: fora da zona da degola. O Coritiba tem 14 pontos, e pode, inclusive, superar o Glorioso, que tem só um ponto a mais.

O ambiente é melhor, e certamente haverá mais sorrisos nesta terça-feira, na reapresentação do elenco alvinegro. Mas todo cuidado é pouco.