Euro: Galeses relembram o ídolo Gary Speed, ex-técnico morto em 2011

Com a classificação para as semifinais e na véspera do duelo contra Portugal que pode colocá-lo numa impensável final de Eurocopa, o País de Gales vive o momento mais importante da sua história no futebol. E aquele que pode ser considerado um dos maiores ícones esportivos do país - embora pouco conhecido dos brasileiros - foi lembrado com emoção tanto pelo treinador Chris Coleman, quanto pelo capitão Ashley Willians durante a conferência de imprensa nesta terça-feira no Velódrome, em Marselha, local da partida desta quarta-feira, às 16h (de Brasília): o ex-volante e ex-técnico Gary Speed.

Speed era volante, defendeu Leeds, Newcastle, Everton e Bolton entre os anos 90 e 2000 e ainda hoje é quinto jogador com mais partidas na história da Premier League*, com 535. Ainda atuou pelo Sheffield United, da Segundona. Pela seleção de Gales foram 85 partidas. Encerrou a carreira em 2010 e no ano seguinte assumiu o comando da seleção, iniciando a revolução que tirou o País de Gales do fundo do poço da bola para os holofotes. Porém, em novembro de 2011 se suicidou.

- Somos da mesma geração, defendemos equipes inglesas e jogamos por Gales. Speed era um grande amigo. Se estivesse vivo estaria sentado aqui no meu lugar conversando com vocês. Infelizmente aconteceu a tragédia e essa possibilidade não é possível. Penso nele todos os dias, pois Speed é um ícone não somente em Gales, deixou-nos um grande legado e será lembrado a cada sucesso desta seleção.

O capitão Ashley Williams completou.

- Gary Speed nunca nos deixou completamente. Há o seu espírito aqui e acho que ele teria muito orgulho de ver o que estamos conseguindo - disse

* Os cinco jogadores que mais atuaram na Premier League

632 jogos - Giggs - Apoiador - (Gales/Manchester United) 632 jogos

609 jogos - Lampard - Apoiador - (Inglaterra/ West Ham, Chelsea e Manchester City)

595 jogos - Barry - Zagueiro - (Inglaterra/Aston Villa, Manchester City e Everton)

572 jogos - David James - Goleiro (Inglaterra/Liverpool, Aston Villa, West Ham United, Manchester City e Portsmouth)

535 jogos - Gary Speed - Volante (Gales/ Leeds, Everton, Newcastle e Bolton)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos