Topo

Testes, papo e observações: Cristóvão quer dar a cara dele ao Corinthians

Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

05/07/2016 06h30

O dia tão esperado por Cristóvão Borges desde que assumiu o comando do Corinthians chegou. Há duas semanas no clube, ele finalmente terá uma semana livre para trabalhar e, assim, poderá conhecer melhor o elenco, testar variações e até fazer eventuais ajustes e mudanças na equipe. Depois de folga na última segunda-feira, o elenco alvinegro se reapresenta no CT Joaquim Grava nesta terça, às 15h30.

Desde a chegada o comandante alvinegro deixou claro que não pretendia mudar logo de cara a estrutura deixada por Tite. Sem tempo, o treinador sabia que seria praticamente impossível. Até o momento, a rotina dele pouco mudou: partidas, viagens, trabalhos regenerativos para os titulares e observação dos reservas em campo. Até por isso, ele tentou aproveitar ao máximo as atividades táticas, nas vésperas das partidas, e optou por fechar alguns treinos aos jornalistas.

Cristóvão planeja aproveitar esta e a próxima semana para conversar com jogadores e entender quais funções cada um pode desempenhar, onde eles preferem atuar, em que posição rendem mais... Mudanças de sistema tático, por ora, não são cogitadas pelo técnico.

Outro objetivo é analisar garotos. Desde a última semana ele já tem aproveitado garotos das equipes sub-17 e sub-20, mas a observação deve ser mais refinada agora, que ele terá mais tempo. O treinador cogita até mesmo assistir a jogos das categorias inferiores e se encontrar com os comandantes dos times de base do Timão.

Depois de três vitórias consecutivas e na vice-liderança do Brasileirão, Cristóvão comemora o clima mais tranquilo para poder impor o seu estilo ao Corinthians.

"Está se refazendo a equipe. O trabalho do Corinthians nesse ano era remontar a equipe, diferente do ano passado. É necessário que as coisas caminhem bem, (vencer) ajuda bastante. Porque o time precisa de afirmação, confiança. Essas vitórias, e uma vitória como essa (sobre o Flamengo), foram muito importantes", disse o treinador.

Em breve, Cristóvão também poderá contar com "reforços caseiros". André e Elias já iniciaram trabalho de transição no gramado. Por outro lado, Bruno Paulo, Cristian, Yago e Willians ainda estão no departamento médico.