CR7 cita fator casa e joga favoritismo para França; Matuidi 'retruca'

Portugal encara a França amanhã, em Saint-Denis, em busca do seu primeiro título na Eurocopa. Mais do que o retrospecto negativo diante do rival na história dos confrontos, os lusitanos terão que enfrentar a torcida da equipe anfitriã, que promete lotar o Stade de France. E o fator casa coloca os gauleses com uma certa vantagem na decisão.

Pelo menos é o que garante o craque Cristiano Ronaldo. Experiente, o camisa 7 jogou o favoritismo para cima da França, que tem o melhor ataque da Eurocopa e vem jogando um bom futebol, tendo eliminado nas semifinais a Alemanha, atual campeã mundial.

- A França tem uma equipe fantástica, joga muito bem. Na minha opinião é um pouco mais favorita do que Portugal, pois joga em casa, algo que é uma grande vantagem. Tem todo o país para apoiá-la, mas é uma final, onde tudo é possível - disse o gajo, em entrevista à Uefa:

- Estamos preparados e vamos ser certamente uma equipe difícil de vencer. Ainda ninguém nos derrotou neste torneio, por isso espero que a França também não nos consiga vencer. Vai ser um jogo complicado para ambos os times.

Cristiano Ronaldo já sentiu o gostinho de jogar a Eurocopa em casa. Em 2004, os lusos sediaram o torneio, mas não contaram com o inevitável e viram a Grécia vencer a decisão.

- Sempre aceitamos melhor quando perdemos. Em nível pessoal tiro boas experiências, e não tanto mais, pois tinha 18 anos, tinha acabado de jogar pelo Manchester United e depois fui para a seleção e para o Euro, na minha estreia pela Seleção. Foi tudo muito rápido e para mim foi quase tudo uma surpresa, uma ilusão, um sonho. O desfecho não foi o desejado, mas o balanço foi positivo, pelo menos para mim. Tinha apenas 18 anos e foi um momento único na minha carreira.

Por outro lado, Matuidi não acredita que a França seja favorita por atuar em casa nesta Eurocopa.

- Portugal também fez uma grande competição até agora. Terá o mesmo nível dos nossos jogos eliminatórios, desde a vitória sobre a Irlanda que acreditamos. Temos que continuar com o mesmo espírito.

O volante francês fez questão de exaltar alguns jogadores portugueses, em especial o craque Cristiano Ronaldo.

- Eles tem grandes jogadores e será uma final entre duas grandes nações do futebol. É claro que eles têm o Cristiano Ronaldo e todos conhecem a sua potência, mas também têm um coletivo, jogadores experientes e de qualidade. Têm o Guerreiro que eu conheço bem porque jogava no Lorient - disse Matuidi, antes de tecer elogios a Renato Sanches:

- No meio eles têm o Renato Sanches, que é uma revelação. É um jogador que descobri no Benfica. O David Luiz conhecia e me falou dele. Vi alguns jogos seus e me surpreendeu pela sua idade. Aos 18 anos é raro ver um jogador com tal força e qualidade técnica. Ele promete um grande futuro. Carlo Ancelotti antecipou-se para o contratar. Mas espero que não esteja bem nesta final.

MEIA NÃO QUER DEIXAR O TÍTULO ESCAPAR

O meia João Mário tinha apenas 11 anos quando Portugal caiu diante da Grécia, em 2004. Agora, é titular da seleção e pode ajudar os lusos a faturarem o primeiro título da Eurocopa de sua história. O jogador do Sporting espera dar o mesmo gostinho para a França, sede do torneio, na final de domingo.

- Já temos a experiência de ter jogado a final de um Europeu em casa. Lembro como foi essa alegria. Mas, infelizmente, perdemos. Esperamos agora ser nós a estragar a festa da França e levar o título para Portugal - disse o jogador, em entrevista coletiva.

João Mário sabe que não será fácil bater os franceses, principalmente se for observar a campanha das seleções. Os portugueses, por exemplo, chegaram à semifinal apenas com empates e depois venceram País de Gales por 2 a 0 para alcançar a decisão. O meia não liga para as críticas por parte da imprensa.

- As críticas fazem parte do futebol, sabemos que funciona assim. Mas não queremos ganhar por vingança, para dizer alguma coisa aos franceses e sim para dar uma alegria aos portugueses, para ficar na história. Tenho certeza que 100% dos portugueses acreditam que Portugal vá ganhar. É nisso que queremos acreditar, é isso que sonhamos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos