Topo

Curiosidades olímpicas: Jogos de 1900 'na casa' de seu idealizador

08/07/2016 08h05

O Barão de Coubertin se empenhou pessoalmente na organização dos Jogos de 1900, em seu país de origem. Mas, ao contrário da edição de Atenas-1896, o evento passou quase desapercebido para os parisienses, principalmente por causa da falta de informação e organização. A França se preparava para organizar uma grande Feira Mundial, tendo a Torre Eiffel como principal atração industrial e tecnológica. Com isso, os Jogos foram disputados ao longo de cinco meses.

Vinte e duas mulheres disputaram os Jogos de Paris, em 1900, marcando a primeira participação feminina na história dos Jogos.

Nada de piscina para as provas da natação nos Jogos de 1900! Elas foram disputadas no Sena, principal rio que corta a capital francesa, e que também recebeu algumas provas inusitadas, como a de resistência subaquática e a de obstáculos.

Com apenas 7 anos, o francês Marcel Depaillé é o mais jovem medalhista da história dos Jogos. Ele faturou a medalha de ouro na prova do remo em Paris-00, na modalidade do dois com timoneiro, ao lado dos holandeses François Brandt e Roelof Klein. O garoto foi chamado às pressas pelos holandeses para integrar a equipe em substituição ao timoneiro, que estava acima do peso máximo permitido para a disputa.

Uma polêmica marcou a prova da maratona nos Jogos de Paris, em 1900, vencida por Michel Theato, da França. Ele foi acusado de ter pego atalhos fora do traçado original, que facilitaram sua vitória. Um de seus adversários, o americano Richard Grant, chegou a afirmar que o vencedor passou por ele utilizando uma bicicleta durante o percurso.

Apenas um ingresso para a competição de críquete foi vendido nos Jogos de Paris, em 1900. Um torcedor inglês, que tinha viajado de Nice especialmente para assistir ao torneio, foi o espectador pagante. Detalhe: apenas jogadores franceses participavam da partida.