Topo

Euro: audiências de TVs roubam a cena em números da Uefa

08/07/2016 12h48

Durante uma conferência de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira em Paris, a Uefa divulgou alguns números da Eurocopa-2016. Os mais relevantes são de audiência de TVs e shares (números de TVs ligadas na hora das partidas). Da Islândia veio a marca mais inacreditável. O seu jogo contra a Inglaterra, a vitória por 2 a 1 que levou a equipe para as quartas de final, teve 99,8% dos aparelhos do país sintonizados na partida. Isso significa que apenas 298 aparelhos não estavam na partida.

Pelo levantamento oficial, os torcedores fizeram 12 milhões de pedidos para ingressos (2,4 milhões de bilhetes foram vendidos), sendo que os países com os maiores números foram França (40%), Alemanha e Inglaterra (ambos na casa dos 13%).

A Uefa minimizou as várias brigas entre torcedores, principalmente em Fan-Zones e em cidades como Lille e Paris. Apenas citou que não ocorreu incidentes nos estádios (uso de sinalizadores, pelo visto, não foram considerados incidentes) e considerou que apenas três partidas ofereceram problemas que foram "rapidamente controlados": Inglaterra x Rússia, República Tcheca x Croácia e Islândia x Hungria.

A entidade disse que as análises consideraram que 94,2% das marcações dos árbitros foram consideradas corretas e celebrou o resultado das análises de doping. Não houve nenhum resultado positivo entre as 1.878.

Após apresentar os números, o presidente-interino da Uefa, Ángel María Villar Llona, festejou o sucesso da competição.

- A França alcançou algo bastante notável, Entregar um dos maiores eventos esportivos do mundo em desafiadoras circunstâncias. A França tem mostrado adversidades que podem ser superadas - afirmou.

Ele também celebrou a ideia de uma competição com 24 seleções e lembrou MIchel Platini, presidente afastado por corrupção.

- A competição mostra que qualidade do futebol europeu apenas continua subindo e subindo. Não existem 'pequenas equipes', isso mostra o acerto de uma competição com 24 seleções, imaginada por Michel Platini, que merece aqui o meu reconhecimento. Este 'muito obrigado' não seria completo sem mencionar este grande ausente do torneio. Michel

pode se orgulhar deste seu filho, a Euro-2016. Ele está em toda a nossa pensamentos hoje, e nós somos gratos a ele - frisou o dirigente.

A Euro terá a sua última partida neste domingo, dia que a anfitriã França e Portugal se enfrentam pela decisão do torneio. A partida será realizada às 16h (de Brasília), no Stade de France, em Paris.

O jogo com as maiores audiências em alguns países:

Islândia: Islândia x Inglaterra: 99,8% - o mais alto shares da história

França: Alemanha x França: 68,8% (a mais alta desde a final de 2006)

Alemanha: Alemanha x França (80,6%)

Itália: Alemanha x Itália (66,3%) - A mais alta desde a final da Euro 2012

Inglaterra: England v Iceland (59,1% on ITV) - A mais alta da Inglaterra desde 2014.