Topo

Curiosidades olímpicas: Jogos de 1904 teve domínio americano

09/07/2016 08h05

O americano Fred Lorz ganhou, mas não levou para casa a medalha de ouro na maratona nos Jogos de Saint Louis (EUA), em 1904. Logo depois de vencer a prova, ele foi denunciado e confessou ter cumprido parte do percurso - cerca de 18km dos 40km - numa estrada de terra, no carro de um amigo.

Esta foi a primeira Olimpíada em que as provas da natação não foram disputadas em águas abertas. Mas, as piscinas ainda eram uma realidade distante. As provas aconteceram em um tanque artificial de águas turvas e as largadas eram feitas com os atletas sobre uma balsa.

Ray Ewry (EUA) ganhou, pela segunda vez consecutiva, as provas de salto em altura, salto triplo sem corrida e salto em distância sem impulsão. Ele contraiu poliomelite na infância e andava com cadeira de rodas, mas por meio de exercícios, ainda criança, conseguiu se recuperar e conquistou, ao longo da carreira, oito medalhas de ouro olímpicas em três edições dos Jogos.

O domínio dos Estados Unidos no quadro de medalhas é justificável: 495 dos 651 atletas que participaram dos Jogos eram americanos. Além disso, em 49 das 91 provas do programa olímpico haviam apenas atletas locais em ação.

Em busca de público para o evento, o comitê organizador promoveu um evento paralelo à Olimpíada: os Jogos Antropológicos, competição que reunia diferentes tribos indígenas da África e da América Latina.

O ginasta norte-americano George Eyser ganhou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Mas, chamou a atenção porque tinha uma prótese de madeira no lugar da perna direita e competiu com atletas sem nenhum tipo de deficiência física.