Topo

Diretor de clube que revelou Henry e dupla da seleção francesa fala de 'ídolos' antes de final da Euro

09/07/2016 09h00

Falta pouco para a decisão da Eurocopa. França e Portugal se encontrarão neste domingo, às 16h, no Stade de France, para definir o campeão. Sem hesitar, Mahamadou Niakaté, diretor de um pequeno clube francês, assegura que os 'bleus' sairão vitoriosos e conquistarão o tricampeonato europeu.

- Temos um time melhor, a França vai ganhar! - disse, em entrevista por telefone ao LANCE!

Niakaté é diretor técnico do OC Les Ulis (Club Omnisports Les Ulis Football). O time disputa a liga 'Paris Île de France', uma competição regional, que, além da equipe da cidade de Les Ulis, conta com mais 13 clubes de cinco distritos franceses. A competição ou os clubes que a compõem podem passar como desconhecidos, mas grandes jogadores já foram revelados nestas circunstâncias.

Thienrry Henry, um dos maiores ídolos da França, é nascido nesta cidade, que localiza-se aproximadamente a 40km de Paris. Foi em uma região do subúrbio que o atacante surgiu para o mundo do futebol.

- Temos um campo de futebol com grama sintética que leva o nome dele (Henry). Foi aqui que tudo começou e temos muito orgulho de ter revelado tantos jogadores ao mundo - contou o diretor.

Além de Henry, o clube também ajudou a formar o lateral-esquerdo Patrice Evra e o atacante Anthony Martial, ambos na equipe francesa. Orgulhoso por ver o antigo companheiro de equipe e amigo de infância, Evra, vestindo a camisa da seleção, o diretor do OC Les Ulis lembra de momentos difíceis que o lateral teve que superar antes de se tornar um atleta reconhecido internacionalmente.

- Crescemos juntos, somos próximos e Patrice é um grande amigo. No começo, falavam que ele era muito pequeno e seu futebol deveria ser do mesmo tamanho. Diziam que ele nunca seria um jogador de futebol. Depois, ele decidiu aceitar uma proposta da Itália. Foi lá que ele começou como lateral-esquerdo. Aqui na França, clubes como PSG, Guingamp, Rennes, todos o recusaram, mas hoje ele é um dos maiores jogadores e está na seleção - contou.

Niakaté também citou pontos em comum entre o amigo e o menino que viu brilhar no campo 'Thierry Henry'.

- Patrice e Martial têm características semelhantes. Quando estiveram aqui eram os melhores em suas categorias. Patrice mostrava muita qualidade e Martial, que nos deixou ao completar 14 anos, indo para o Lyon, já era muito acima da média, era um jogador extraclasse - garantiu, afirmando também que existem outras semelhanças que marcam a trajetórias desses jogadores:

- Tinham muita vontade de ganhar e sempre foram pessoas de muito caráter. Em termos de carreira, os dois jogaram no Monaco, no Manchester United e hoje estão na seleção. Dão muito orgulho para nós, todos param para assisti-los. Eles representam muito para nossas crianças e para toda a cidade - contou Niakaté.

Exemplo desta idolatria é o próprio site oficial do clube, que permanece acompanhando e noticiando as conquistas de Evra e Martial. As últimas notas publicadas dão conta da renovação contratual do lateral com a Juventus por mais uma temporada, e da vitória sobre a Alemanha, na última quinta-feira, que garantiu aos franceses e aos 'meninos' de Les Ulis estarem na decisão desta Eurocopa.

Confiante, Niakaté ainda estará no Stade de France para acompanhar e apoiar sua seleção nacional. Para ele, esta será mais uma oportunidade para que a cidade, de aproximadamente 25 mil habitantes, paralise completamente.

- A França tem a melhor equipe e está jogando em casa. Tem favoritismo e o apoio da torcida. Vamos vencer Portugal e será uma grande festa. Acho que o placar será de 2 a 0, com gols de Patrice Evra e Anthony Martial - projetou o agora torcedor, como não poderia ser diferente.

A cidade de Les Ulis:

Les Ulis é uma cidade localizada a aproximadamente 40km de Paris. Pertence à região de Île-de-France, no departamento de Essonne, e conta com aproximadamente 25 mil habitantes. ?

O clube - CO Les Ulis:

CO Les Ulis é um clube fundado em 1977 e é reconhecido pela Federação Francesa de Futebol. Atualmente, o time principal joga pela Divisão de Honra (Division D'honneur) do campeonato de Paris Île-de-France, uma das muitas competições regionais espalhadas pelo país. Corresponde à sexta divisão francesa. O clube trabalha principalmente com as categorias de base (a partir do sub-10) e a maioria de seus atletas são de origem africana.

Jogadores de destaques:

Além de Patrice Evra (Juventus), Anthony Martial (Manchester United) e Thierry Henry (com passagens vitoriosas por Arsenal, Barcelona e seleção francesa, como principais), o OC Les Ulis também ajudou a formar outros atletas, como Yayá Sanogo (Arsenal), Sega Keita (FC Tubize-BEL), Moussa Marega (Porto), Johan Martial (ES Troyes-FRA) e Jules Iloki (Nantes-FRA).